A Boeing e a Força Espacial dos Estados Unidos divulgaram detalhes sobre as manobras que o X-37B, um avião espacial secreto, começará a realizar em breve. Em um raro comunicado, as instituições revelaram que essas ações são parte de um processo de "frenagem aérea", ou aerobraking, que tem como objetivo reduzir a órbita do X-37B e permitir o descarte de componentes desnecessários antes de seu retorno à Terra.
Um vídeo recentemente divulgado pela Boeing explica como o procedimento funcionará. De acordo com o engenheiro John Ealy, o aerobraking consiste em usar o arrasto atmosférico para diminuir a altitude do avião espacial gradualmente, uma passagem por vez. Isso ajuda a reduzir a órbita do X-37B, economizando propelente e possibilitando a remoção segura de partes do módulo de serviço.
“Economizamos enormes quantidades de propelente. É por isso que o aerobraking é importante”, afirma Ealy. Confira o vídeo abaixo:
No vídeo, o X-37B é mostrado mudando sua atitude, com a "barriga" voltada para a frente e o nariz apontando para cima, em direção oposta à Terra. O vídeo também revela que a parte inferior do veículo fica alaranjada devido ao calor gerado pelo atrito com as moléculas atmosféricas, que desaceleram o avião espacial.
A Força Espacial dos EUA elogiou a manobra, destacando sua importância para o avanço das capacidades do país no espaço.
"Esta manobra inédita para o X-37B é um passo incrivelmente importante para a Força Espacial dos EUA, conforme buscamos expandir nossa aptidão e habilidade neste domínio tão desafiador", disse o general Chance Saltzman, chefe de Operações Espaciais dos EUA.