O Brasil ingressou no panteão da matemática com uma conquista grandiosa. Pesquisadores da Unesp Rio Claro, no estado de São Paulo, desvendaram o 16° enigma do matemático alemão David Hilbert. A questão permaneceu sem solução por um período de 124 anos.
Vinícius Barros da Silva, Edson Denis Leonel e João Peres Vieira desenvolveram a Teoria Geométrica de Bifurcações para solucionar o problema. A hipótese formulada pelo trio, além de solucionar um dilema centenário, pode ser utilizada em diversos campos.
Por exemplo, na biologia, os ciclos-limite podem contribuir para a compreensão de reações químicas e padrões de propagação de doenças durante epidemias. A análise dos ciclos-limite também pode ser empregada na elaboração de sistemas de regulação de temperatura ou na operação de circuitos elétricos utilizados na engenharia.
Laura Marise, cientista, explicou em nota que: “Além disso, esses conceitos podem melhorar a cibersegurança e a criptografia quântica, ajudando a prever e evitar problemas como roubos de dados”.
Os cientistas também acreditam que a descoberta pode indicar novas direções no estudo de sistemas dinâmicos, com potencial para aplicação em setores financeiros, por exemplo.