Órgãos reguladores europeus solicitaram ao Google mais informações sobre sua parceria de publicidade secreta com a controladora do Instagram, Meta, que ignorou as regras da empresa de busca sobre como os menores devem ser tratados online, noticiou o Financial Times nesta terça-feira.
Uma investigação do FT revelou, em agosto, que o Google ajudou a Meta em um projeto secreto de marketing voltado para jovens de 13 a 17 anos que usam o YouTube, da Alphabet, que também é dona do Google, para promover o Instagram, da Meta.
A parceria, que expandiu para os Estados Unidos e se tornaria global, foi desfeita desde então, disse o FT.
No entanto, autoridades da Comissão Europeia têm investigado a parceria e enviaram informações aos reguladores, que estão avaliando se devem agir, afirmou a reportagem do FT, que cita fontes com conhecimento do assunto.
Em outubro, as autoridades determinaram que os advogados da Alphabet reunissem e revisassem dados, apresentações, conversas internas e emails ligados a campanhas publicitárias, segundo a reportagem.
"As salvaguardas que temos para proteger os adolescentes, como proibir a personalização de anúncios, são líderes do setor e continuam a funcionar", disse um porta-voz do Google em um email.
A empresa tem realizado um treinamento interno atualizado para garantir que suas equipes de vendas permaneçam cientes das políticas e proteções técnicas, afirmou o porta-voz.
A Meta, que também é dona do Facebook, e a Comissão Europeia não responderam de imediato ao pedido de comentário da Reuters.
O Google restringe a segmentação de anúncios com base em idade, gênero ou interesses para pessoas com menos de 18 anos.
Este ano, a Meta implementou controles parentais e de privacidade aprimorados sobre as contas de usuários menores de 18 anos no Instagram, uma grande reformulação para lidar com as preocupações sobre os efeitos negativos das redes sociais.