O vídeo de uma sucuri gigante regurgitando uma outra cobra da mesma espécie no interior de Goiás está fazendo tanto sucesso na internet que até mesmo pesquisadores do Instituto Butantan se interessaram pelo assunto. Mas o que, afinal, está acontecendo?
"Aparentemente a sucuri maior atacou e engoliu a menor, mas a menor não se entregou e acabou saindo, ou sendo regurgitada pela maior. A menor saiu pela boca, ou seja, pelo trato digestivo. Não se trata de "parto" ou coisa parecida", explica Leonardo Rörig, biólogo e doutor em ecologia pela UFSCar.
"Se não filmasse, seria apenas história de pescador", diz o pescador esportivo Marcelo Parreira, na descrição do vídeo publicado em seu canal no YouTube.
O comportamento da cobra pode ser explicado por duas hipóteses:
- A falta de presas adequadas fez com que a cobra maior tivesse que apelar para uma tentativa canibal de alimentação, abocanhando a serpente da mesma espécie;
- Um princípio de acasalamento deu errado: a cobra maior, uma fêmea, teria se sentido ameaçada pelo macho, menor, que estaria se enrolando ao seu redor, em uma tentativa de sedução comum da espécie.
A resposta definitiva é incerta. Ao g1, pesquisadores do Instituto Butantan afirmaram que o órgão de pesquisa deve desenvovler uma pesquisa a partir do registro — horripilante, para alguns, encantador, para outros — feito por Marcelo.
Sucuri-verde
A Eunectes murinus é uma das maiores serpentes do mundo, com animais passando dos 5 metros de comprimento e a uma massa que podepesar mais de 130 kg, segundo o Instituto Butantan.
Tanto os termos "sucuri" quanto "anaconda" se referem a essa espécie, dependendo da região em que é encontrada.
A sucuri não é peçonhenta, apesar de ter uma forte mordida, e é 100% carnívora. Essas serpentes têm uma dieta generalista e fazem parte de seu cardápio: mamíferos, aves, répteis e peixes.
Veja vídeo de sucuri saindo do corpo de outra
A cobra se desloca por uma mata na beira da água. Quando ela abre sua boca, a cabeça de uma outra seprente sai de sua garganta.
Após certo esforço, o animal menor consegue se libertar e entra na água.