Cachorro com medo de filme do Mario viraliza; qual a explicação?

Especialista esclarece o que causa medo nos pets e como os tutores devem proceder nestes casos

21 ago 2023 - 16h51
(atualizado às 16h52)
Cachorro se assusta ao ver vídeo de Mario Bros na TV
Cachorro se assusta ao ver vídeo de Mario Bros na TV
Foto: Reprodução/TikTok/Jefe_the_American_bully

A cena de um cachorro se assustando ao assistir ao filme do Super Mario Bros viralizou no TikTok e intrigou a tutora do animal. Isso porque, em entrevista à imprensa dos Estados Unidos, a mulher disse que o cão está acostumado e gosta de assistir desenhos na TV. Então, o que pode ter acontecido para o animal se assustar desta vez? 

Dentre seus desenhos favoritos, a tutora afirmou que o animal gosta de Peppa Pig e Patrulha Canina. Mas, quando se deparou com imagens do Super Mario Bros, agiu como se estivesse "assistindo a um filme de terror". 

Publicidade

A cena do animal assustado foi compartilhada pela usuária Jefe_the_American_Bully, que posta diversos vídeos mostrando a rotina do cachorro no TikTok. No vídeo em questão, o cão late alto e se afasta da TV após ver as imagens do desenho do Mario Bros. 

O que pode causar medo no cachorro?

O Byte foi investigar essa história e entrevistou o veterinário Alexandre Rossi, membro da Comissão de Bem-estar Animal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), ele é especialista em comportamento animal e compartilha dicas para mais de 1,2 milhão de seguidores no Instagram. 

Sobre o caso do cão que se assustou com o filme do Mario Bros, o veterinário citou que os animais conseguem ver o que passa na TV, e que os televisores estão cada vez mais amigáveis para os cachorros, no sentido de trazer mais realidade. 

"Por exemplo, a troca de imagem está sendo cada vez mais rápida, a frequência que as imagens aparecem também proporciona cada vez mais realidade para eles", disse Rossi. 

Publicidade

O especialista explica que muitos cachorros que enxergam bem conseguem ver televisão. Mas, enquanto não aprendem que aquilo não tem ligação com o mundo real deles, no começo, sempre que ele é exposto a uma televisão ou espelho, é comum o animal observar até entender o que aquilo significa para o mundo real.

"Quando ele vê uma imagem aumentando rapidamente, é semelhante ao que acontece com a gente, como se estivesse se aproximando. Isso pode ser visto como uma ameaça. A TV não consegue mudar o foco e o ângulo dos nossos olhos, mas ela consegue mudar o tamanho das coisas e isso já pode parecer que está chegando perto. O animal ele pode se assustar ou ter um comportamento agressivo", explicou Rossi. 

Não são apenas imagens que podem assustar cães e gatos, os sons também promovem esse comportamento. 

Ao Byte, o veterinário Alexandre Rossi explica que alguns sons ativam determinadas frequências nos animais, que os estimula a chorar ou uivar.

"Quando cantam uma música, uma tecla no piano ou instrumento, pode acessar essa frequência que predispõe o cachorro a chorar ou a uivar. Eles têm isso porque tanto os cães quanto os lobos, parte da comunicação deles é pelo uivo e pode significar várias coisas".

Publicidade

"Entre elas, reconhecer as áreas, chamar os pais, mostrar quantos lobos tem naquele lugar. É um instinto que teve muita serventia para eles em toda a história da evolução", afirmou o veterinário

Apesar do instinto do latido e uivo vir dos lobos, isso não descarta as emoções dos cachorros, explica o veterinário. Ele afirma que isso pode ter ocorrido com o cão que se assustou com a imagem do Mario Bros, o som ou a imagem pode ter causado o medo. 

Como o tutor deve proceder?

Os tutores devem ficar atentos, pois "a emoção da ansiedade, do desamparo, pode acontecer de acordo com cada estímulo", explica o especialista. 

"A gente deve evitar, sem dúvida nenhuma, ficar produzindo propositalmente emoções negativas, a não ser que tenha uma função no mínimo educativa. Ficar criando situações em que o cachorro não fica bem, devem ser evitadas", diz Alexandre Rossi. 

Há alguns sons, porém, que são inevitáveis e assustam os pets, como o som de trovões e de fogos de artifício. Neste caso, explica o especialista, para deixar o animal mais calmo com a situação, deve-se criar estímulos positivos associados a estes sons. 

Publicidade

"Faça festa, dê um petisco, um brinquedo, alguma coisa para o animal associar estes sons a sensações positivas de recompensa", explicou. 

Veja abaixo o vídeo do cão que se assustou com o Super Mario Bros:

Fonte: Redação Byte
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se