Califórnia vai retomar incentivo à venda de carros elétricos se Trump cortar crédito

25 nov 2024 - 15h57
(atualizado às 15h58)

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, proporá uma nova versão do programa descontinuado de incentivo à venda de carros elétricos se o novo governo dos Estados Unidis, comandado por Donald Trump, acabar com o crédito federal para o setor, informou seu gabinete nesta segunda-feira.

A equipe de transição de Trump está considerando a eliminação do crédito federal de 7.500 dólares para consumidores que comprarem veículos eletricos, informou a Reuters no início deste mês.

Publicidade

A Califórnia ultrapassou a marca de 2 milhões de vendas de veículos de emissão zero, dobrando a frota desde 2022.

O programa de incentivo da Califórnia, conhecido como CVRP, concedia até 7.500 dólares para a compra de veículos eletrificados (híbridos ou elétricos) e foi eliminado há cerca de um ano.

O CVRP financiou mais de 594 mil vendas de veículos novos durante a vigência. A Califórnia tem o maior número de vendas de veículos elétricos do país.

No mês passado, uma autoridade da Califórnia disse que espera que a Agência de Proteção Ambiental dos EUA aprove o plano do Estado para interromper a venda de veículos movidos somente a gasolina até 2035, uma proposta que foi recebida com ceticismo pelas principais montadoras.

Publicidade

As regras da Califórnia, que foram adotadas por uma dúzia de outros Estados dos EUA, exigem que 80% de todos os veículos novos vendidos em seu território sejam elétricos até 2035 e não mais que 20% de híbridos elétricos plug-in.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações