O líder e vocalista do Iron Maiden, Bruce Dickinson, fez um show diferente nesta terça-feira. Na Campus Party, em São Paulo, ele prendeu a atenção de geeks e empreendedores com sua palestra sobre criatividade guiada pela noção de "relacionamento" nos negócios. Para ele, as empresas devem buscar que os clientes se tornem fãs.
"O que você pensa estar vendendo, toalhas, um serviço, software, o que seja, você não está. Você está vendendo uma única coisa, uma relação com o consumidor", afirmou Dickinson, que além de músico é piloto de avião, mestre cervejeiro e investidor. Segundo ele, o "consumidor/cliente" muda de marca facilmente, enquanto o fã é fiel.
"Nós não são somos seres racionais, somos emocionais. Olhe para a Apple, uma empresa que tem fãs, mais do que isso, tem seguidores, como uma religião. Eu comprei o primeiro mac portátil. A bateria durava duas horas, mas eu era um fã. Eu tinha um relacionamento com a Apple", disse, antes de criticar o último iPhone. "O iPhone 4 é o melhor, porque mudar?".
"Um negócio é como a vida no oceano. Peixes têm guelras, conseguem ficar parados na água. Já tubarões precisam se mover, se não afundam, pra isso eles precisam comer muito, tudo o que virem pela frente. Esse é o mundo dos negócios, se você ficar parado, vai ser comido", alertou.
Em um paralelo com o mundo da música, o vocalista do Iron Maiden citou o caso de gravadoras que tentam ir contra a digitalização do mercado.
"As bandas têm fãs, mas as gravadoras têm clientes. Se os donos das gravadoras tivessem a visão de como o digital ajudaria no relacionamento, teriam um site em que era possível baixar as músicas. Aí alguém diria: 'cara, você entrou no site daquela gravadora, é demais!'. Pelo contrário, eles viraram e disseram: nossos clientes são ladrões!". Dickinson disse ainda que a observação é a chave para a criatividade, e ela nasce da curiosidade. "Ninguém inventou o DNA, ele sempre esteve ali", comentou.
Publicidade
1 de 110
Para driblar o cansaço e o sono, muito campuseiros acabam dormindo nos sofás distribuídos pelo local
Foto: Peter Fussy
2 de 110
Os "carrinhos" da Sabesp que distribuem água de forma gratuita também são concorridos
Foto: Peter Fussy
3 de 110
A Campus Party 2014 tem cerca de 5 mil barracas para quem comprou o pacote antecipadamente
Foto: Peter Fussy
4 de 110
Mini mesa de pingue-pongue fica livre para quem quiser jogar
Foto: Peter Fussy
5 de 110
Os sofás são alternativas às barracas
Foto: Peter Fussy
6 de 110
A Sabesp distribui água aos visitantes do evento
Foto: Peter Fussy
7 de 110
Campuseiros em clima de romance não faltam
Foto: Peter Fussy
8 de 110
Tela de televisão é usada para acessar o facebook
Foto: Peter Fussy
9 de 110
Caracterizado de Darth Vader brinca com os visitantes
Foto: Peter Fussy
10 de 110
Artista cria objetos de arte com peças de computadores e celulares velhos
Foto: Peter Fussy
11 de 110
Artista cria objetos de arte com peças de computadores e celulares velhos
Foto: Peter Fussy
12 de 110
Impressora 3D cria chaveiros com capacete de Darth Vader
Foto: Peter Fussy
13 de 110
Impressora 3D cria chaveiros com capacete de Darth Vader
Foto: Peter Fussy
14 de 110
Campuseiros são convidados a colar fotos em mural
Foto: Peter Fussy
15 de 110
Enquanto cerca de 8 mil campuseiros passam calor e dormem em pequenas barracas, o "quarto VIP" é um oásis, com cama de casal, ar-condicionado, televisão 3D, home theather, blu-ray, rede wireless e video game
Foto: Peter Fussy
16 de 110
Enquanto cerca de 8 mil campuseiros passam calor e dormem em pequenas barracas, o "quarto VIP" é um oásis, com cama de casal, ar-condicionado, televisão 3D, home theather, blu-ray, rede wireless e video game
Foto: Peter Fussy
17 de 110
Enquanto cerca de 8 mil campuseiros passam calor e dormem em pequenas barracas, o "quarto VIP" é um oásis, com cama de casal, ar-condicionado, televisão 3D, home theather, blu-ray, rede wireless e video game
Foto: Peter Fussy
18 de 110
Enquanto cerca de 8 mil campuseiros passam calor e dormem em pequenas barracas, o "quarto VIP" é um oásis, com cama de casal, ar-condicionado, televisão 3D, home theather, blu-ray, rede wireless e video game
Foto: Peter Fussy
19 de 110
Enquanto cerca de 8 mil campuseiros passam calor e dormem em pequenas barracas, o "quarto VIP" é um oásis, com cama de casal, ar-condicionado, televisão 3D, home theather, blu-ray, rede wireless e video game
Foto: Peter Fussy
20 de 110
Enquanto cerca de 8 mil campuseiros passam calor e dormem em pequenas barracas, o "quarto VIP" é um oásis, com cama de casal, ar-condicionado, televisão 3D, home theather, blu-ray, rede wireless e video game
Foto: Peter Fussy
21 de 110
Enquanto cerca de 8 mil campuseiros passam calor e dormem em pequenas barracas, o "quarto VIP" é um oásis, com cama de casal, ar-condicionado, televisão 3D, home theather, blu-ray, rede wireless e video game
Foto: Peter Fussy
22 de 110
Enquanto cerca de 8 mil campuseiros passam calor e dormem em pequenas barracas, o "quarto VIP" é um oásis, com cama de casal, ar-condicionado, televisão 3D, home theather, blu-ray, rede wireless e video game
Foto: Peter Fussy
23 de 110
O campeonato de dança terá um vencedor em cada um dos cinco dias da Campus Party
Foto: Peter Fussy
24 de 110
O campeonato de dança terá um vencedor em cada um dos cinco dias da Campus Party
Foto: Peter Fussy
25 de 110
O campeonato de dança terá um vencedor em cada um dos cinco dias da Campus Party
Foto: Peter Fussy
26 de 110
O campeonato de dança terá um vencedor em cada um dos cinco dias da Campus Party
Foto: Peter Fussy
27 de 110
O campeonato de dança terá um vencedor em cada um dos cinco dias da Campus Party
Foto: Peter Fussy
28 de 110
O campeonato de dança terá um vencedor em cada um dos cinco dias da Campus Party
Foto: Peter Fussy
29 de 110
O campeonato de dança terá um vencedor em cada um dos cinco dias da Campus Party
Foto: Peter Fussy
30 de 110
O campeonato de dança terá um vencedor em cada um dos cinco dias da Campus Party
Foto: Peter Fussy
31 de 110
O campeonato de dança terá um vencedor em cada um dos cinco dias da Campus Party
Foto: Peter Fussy
32 de 110
O campeonato de dança terá um vencedor em cada um dos cinco dias da Campus Party
Foto: Peter Fussy
33 de 110
O campeonato de dança terá um vencedor em cada um dos cinco dias da Campus Party
Foto: Peter Fussy
34 de 110
O campeonato de dança terá um vencedor em cada um dos cinco dias da Campus Party
Foto: Peter Fussy
35 de 110
O campeonato de dança terá um vencedor em cada um dos cinco dias da Campus Party
Foto: Peter Fussy
36 de 110
O campeonato de dança terá um vencedor em cada um dos cinco dias da Campus Party
Foto: Peter Fussy
37 de 110
O campeonato de dança terá um vencedor em cada um dos cinco dias da Campus Party
Foto: Peter Fussy
38 de 110
O campeonato de dança terá um vencedor em cada um dos cinco dias da Campus Party
Foto: Peter Fussy
39 de 110
O campeonato de dança terá um vencedor em cada um dos cinco dias da Campus Party
Foto: Peter Fussy
40 de 110
O campeonato de dança terá um vencedor em cada um dos cinco dias da Campus Party
Foto: Peter Fussy
41 de 110
O campeonato de dança terá um vencedor em cada um dos cinco dias da Campus Party
Foto: Peter Fussy
42 de 110
O campeonato de dança terá um vencedor em cada um dos cinco dias da Campus Party
Foto: Peter Fussy
43 de 110
Parte aberta e gratuita para quem quiser conferir as últimas tendência em tecnologia, a Open Campus recebe os interessados de terça-feira a sábado
Foto: Ricardo Matsukawa
44 de 110
Parte aberta e gratuita para quem quiser conferir as últimas tendência em tecnologia, a Open Campus recebe os interessados de terça-feira a sábado
Foto: Ricardo Matsukawa
45 de 110
Este ano, a velocidade de 40 Gbps oriunda da rede de fibra ótica vem de duas estações, na Consolação e no Ibirapuera
Foto: Ricardo Matsukawa
46 de 110
É como se houvesse uma cidade com 625 mil chamadas telefônicas simultâneas, ou 20 mil pessoas conectadas simultaneamente à velocidade de 2 mega
Foto: Ricardo Matsukawa
47 de 110
Campus Party 2014, no Anhembi (SP)
Foto: Ricardo Matsukawa
48 de 110
Parte aberta e gratuita para quem quiser conferir as últimas tendência em tecnologia, a Open Campus recebe os interessados de terça-feira a sábado
Foto: Ricardo Matsukawa
49 de 110
Entre os convidados do evento, destaca-se Bruce Dickinson, líder do Iron Maiden, que falará sobre criatividade e empreendedorismo
Foto: Ricardo Matsukawa
50 de 110
Campus Party 2014, no Anhembi (SP)
Foto: Ricardo Matsukawa
51 de 110
Campus Party 2014, no Anhembi (SP)
Foto: Ricardo Matsukawa
52 de 110
Entre os convidados do evento, destaca-se Bruce Dickinson, líder do Iron Maiden, que falará sobre criatividade e empreendedorismo
Foto: Ricardo Matsukawa
53 de 110
Campus Party 2014, no Anhembi (SP)
Foto: Ricardo Matsukawa
54 de 110
Campus Party 2014, no Anhembi (SP)
Foto: Ricardo Matsukawa
55 de 110
Organizadores esperam cerca de 160 mil visitantes na sétima edição da Campus Party em São Paulo
Foto: Ricardo Matsukawa
56 de 110
Haverá um espaço chamado Starup&Makers Camp, onde 250 startups, ou seja, empresas jovens, poderão expor, vender e buscar formas de financiamentos
Foto: Ricardo Matsukawa
57 de 110
Segundo Paco Ragageles, cofundador da Campus Party, a Campus Party deste ano quer impulsionar os jovens empreendedores
Foto: Ricardo Matsukawa
58 de 110
É a 7ª edição do evento, que tem previsão de 500 horas de palestras e vai até o dia 2 de fevereiro
Foto: Ricardo Matsukawa
59 de 110
Organizadores esperam cerca de 160 mil visitantes na sétima edição da Campus Party em São Paulo
Foto: Ricardo Matsukawa
60 de 110
Parte aberta e gratuita para quem quiser conferir as últimas tendência em tecnologia, a Open Campus recebe os interessados de terça-feira a sábado
Foto: Ricardo Matsukawa
61 de 110
Entre os convidados do evento, destaca-se Bruce Dickinson, líder do Iron Maiden, que falará sobre criatividade e empreendedorismo
Foto: Ricardo Matsukawa
62 de 110
Campus Party 2014, no Anhembi (SP)
Foto: Ricardo Matsukawa
63 de 110
Campus Party 2014, no Anhembi (SP)
Foto: Ricardo Matsukawa
64 de 110
Entre os convidados do evento, destaca-se Bruce Dickinson, líder do Iron Maiden, que falará sobre criatividade e empreendedorismo
Foto: Ricardo Matsukawa
65 de 110
Campus Party 2014, no Anhembi (SP)
Foto: Ricardo Matsukawa
66 de 110
Campus Party 2014, no Anhembi (SP)
Foto: Ricardo Matsukawa
67 de 110
Campus Party 2014, no Anhembi (SP)
Foto: Ricardo Matsukawa
68 de 110
Campus Party 2014, no Anhembi (SP)
Foto: Ricardo Matsukawa
69 de 110
Campus Party 2014, no Anhembi (SP)
Foto: Ricardo Matsukawa
70 de 110
Campus Party 2014, no Anhembi (SP)
Foto: Ricardo Matsukawa
71 de 110
Campus Party 2014, no Anhembi (SP)
Foto: Ricardo Matsukawa
72 de 110
Campus Party 2014, no Anhembi (SP)
Foto: Ricardo Matsukawa
73 de 110
Grupo levou dezenas de salgadinhos para a Campus Party
Foto: Ricardo Matsukawa
74 de 110
Primeiro a entrar no evento aguentou 48h de espera e foi recebido pelo presidente da Telefônica
Foto: Ricardo Matsukawa
75 de 110
Primeiro a entrar no evento aguentou 48h de espera e foi recebido pelo presidente da Telefônica
Foto: Ricardo Matsukawa
76 de 110
Fila para entrar na sétima edição da Campus Party começou a se formar 48h antes do evento abrir as portas
Foto: Ricardo Matsukawa
77 de 110
Fila para entrar na sétima edição da Campus Party começou a se formar 48h antes do evento abrir as portas
Foto: Ricardo Matsukawa
78 de 110
Fila para entrar na sétima edição da Campus Party começou a se formar 48h antes do evento abrir as portas
Foto: Ricardo Matsukawa
79 de 110
Fila para entrar na sétima edição da Campus Party começou a se formar 48h antes do evento abrir as portas
Foto: Ricardo Matsukawa
80 de 110
Fila para entrar na sétima edição da Campus Party começou a se formar 48h antes do evento abrir as portas
Foto: Ricardo Matsukawa
81 de 110
Fila para entrar na sétima edição da Campus Party começou a se formar 48h antes do evento abrir as portas
Foto: Ricardo Matsukawa
82 de 110
Fila para entrar na sétima edição da Campus Party começou a se formar 48h antes do evento abrir as portas
Foto: Ricardo Matsukawa
83 de 110
Fila para entrar na sétima edição da Campus Party começou a se formar 48h antes do evento abrir as portas
Foto: Ricardo Matsukawa
84 de 110
Fila para entrar na sétima edição da Campus Party começou a se formar 48h antes do evento abrir as portas
Foto: Ricardo Matsukawa
85 de 110
Fila para entrar na sétima edição da Campus Party começou a se formar 48h antes do evento abrir as portas
Foto: Ricardo Matsukawa
86 de 110
Fila para entrar na sétima edição da Campus Party começou a se formar 48h antes do evento abrir as portas
Foto: Ricardo Matsukawa
87 de 110
Fila para entrar na sétima edição da Campus Party começou a se formar 48h antes do evento abrir as portas
Foto: Ricardo Matsukawa
88 de 110
Fila para entrar na sétima edição da Campus Party começou a se formar 48h antes do evento abrir as portas
Foto: Ricardo Matsukawa
89 de 110
Fila para entrar na sétima edição da Campus Party começou a se formar 48h antes do evento abrir as portas
Foto: Ricardo Matsukawa
90 de 110
Fila para entrar na sétima edição da Campus Party começou a se formar 48h antes do evento abrir as portas
Foto: Ricardo Matsukawa
91 de 110
Fila para entrar na sétima edição da Campus Party começou a se formar 48h antes do evento abrir as portas
Foto: Ricardo Matsukawa
92 de 110
Fila para entrar na sétima edição da Campus Party começou a se formar 48h antes do evento abrir as portas
Foto: Ricardo Matsukawa
93 de 110
Fila para entrar na sétima edição da Campus Party começou a se formar 48h antes do evento abrir as portas
Foto: Ricardo Matsukawa
94 de 110
Fila para entrar na sétima edição da Campus Party começou a se formar 48h antes do evento abrir as portas
Foto: Ricardo Matsukawa
95 de 110
Fila para entrar na sétima edição da Campus Party começou a se formar 48h antes do evento abrir as portas
Foto: Ricardo Matsukawa
96 de 110
Fila para entrar na sétima edição da Campus Party começou a se formar 48h antes do evento abrir as portas
Foto: Ricardo Matsukawa
97 de 110
Fila para entrar na sétima edição da Campus Party começou a se formar 48h antes do evento abrir as portas
Foto: Ricardo Matsukawa
98 de 110
Fila para entrar na sétima edição da Campus Party começou a se formar 48h antes do evento abrir as portas
Foto: Ricardo Matsukawa
99 de 110
Fila para entrar na sétima edição da Campus Party começou a se formar 48h antes do evento abrir as portas
Foto: Ricardo Matsukawa
100 de 110
Fila para entrar na sétima edição da Campus Party começou a se formar 48h antes do evento abrir as portas
Foto: Ricardo Matsukawa
101 de 110
Os oito mil ingressos para o camping e Arena custavam de R$ 150 a R$ 300, mas estão esgotados
Foto: Ricardo Matsukawa
102 de 110
Os oito mil ingressos para o camping e Arena custavam de R$ 150 a R$ 300, mas estão esgotados
Foto: Ricardo Matsukawa
103 de 110
Os oito mil ingressos para o camping e Arena custavam de R$ 150 a R$ 300, mas estão esgotados
Foto: Ricardo Matsukawa
104 de 110
Os oito mil ingressos para o camping e Arena custavam de R$ 150 a R$ 300, mas estão esgotados
Foto: Ricardo Matsukawa
105 de 110
Os oito mil ingressos para o camping e Arena custavam de R$ 150 a R$ 300, mas estão esgotados
Foto: Ricardo Matsukawa
106 de 110
Os oito mil ingressos para o camping e Arena custavam de R$ 150 a R$ 300, mas estão esgotados
Foto: Ricardo Matsukawa
107 de 110
Os oito mil ingressos para o camping e Arena custavam de R$ 150 a R$ 300, mas estão esgotados
Foto: Ricardo Matsukawa
108 de 110
Os oito mil ingressos para o camping e Arena custavam de R$ 150 a R$ 300, mas estão esgotados
Foto: Ricardo Matsukawa
109 de 110
Os oito mil ingressos para o camping e Arena custavam de R$ 150 a R$ 300, mas estão esgotados
Foto: Ricardo Matsukawa
110 de 110
Os oito mil ingressos para o camping e Arena custavam de R$ 150 a R$ 300, mas estão esgotados