Um cão robô equipado com um lança-chamas pode ser usado para impedir o crescimento de ervas daninhas em fazendas, a inovação atua como um substituto para herbicidas nocivos. Chamado Spot, o robô aquece as ervas com precisão para impedir que elas cresçam.
A ideia foi desenvolvida por Dezhen Song, da Universidade Texas A&M, e sua equipe. Eles buscavam uma alternativa para as “superervas daninhas”, que estão rapidamente desenvolvendo resistência aos herbicidas mais comuns, como o glifosato.
O sistema consiste em projetar uma breve explosão de calor de um lança-chamas movido a propano, controlado por um braço robótico, acoplado ao robô Spot fabricado pela Boston Dynamics.
Em vez de incinerar as ervas daninhas, o robô é projetado para identificar e aquecer o centro da planta, o que pode impedi-la de crescer por várias semanas, explicou Song ao portal New Scientist.
“As ervas daninhas não morrem – você apenas suprime o crescimento delas, então isso dá à sua plantação uma chance de lutar contra a erva daninha.”
Em cinco testes, os pesquisadores descobriram que o robô conseguia localizar e incendiar as ervas daninhas com uma média de 95% da chama focada na erva daninha.
Uma grande limitação é a duração da bateria do robô Spot, que só pode funcionar por cerca de 40 minutos antes de precisar ser carregada, diz Song ao New Scientist.
No entanto, a equipe está trabalhando na atualização para um dispositivo mais duradouro. Confira o vídeo abaixo: