Estudantes da equipe Green Team, ligada à Universidade de Stuttgart (Alemanha), quebraram o recorde mundial de aceleração com um carro elétrico, que conseguiu ir de 0 a 100 Km em apenas 1,46 segundo. O momento histórico foi fllmado e disponibilizado no YouTube.
De acordo com a equipe, este seria é o mesmo patamar atingido por naves espaciais na reentrada da atmosfera terrestre. O carro usado na tentativa foi o E0711-11Evo, voltado a pistas de corrida e projetado pelos estudantes.
Segundo o livro Guinness World Records, a marca foi obtida em uma pista de Renningen, em Stuttgart, em 23 de setembro. O recorde anterior era da equipe suíça AMZ, que havia superado em 2016 outro recorde do Green Team, com um veículo que foi de 0 a 100 Km/h em 1,51 segundos.
Já a nova marca foi atingida na segunda tentativa. Na primeira, houve problemas técnicos que inviabilizaram os testes, o que levou a mais de um ano de preparação para atingir a meta.
A novidade ajuda a sepultar um mito antigo: de que carros elétricos não são rápidos. Comercialmente já temos o caso do Tesla Roadster, capaz de ir de 0 a 100 Km/h em apenas 1,9 segundos. Outros veículos da fabricante de Elon Musk não são tão velozes, mas atingem 100 Km/h com rapidez e facilidade.