Um morador da Califórnia, nos Estados Unidos, relatou ter vivido momentos de pânico enquanto conduzia um carro da marca Tesla em uma rodovia. Bishal Malla disse à imprensa local que o carro começou a tremer e pegou fogo logo em seguida.
Ao detectar a fumaça, o homem conseguiu sair do carro e correr a tempo de salvar-se. Então, ele ligou para os bombeiros que chegaram a tempo de conter as chamas sem que o acidente deixasse vítimas.
"As equipes chegaram a um Tesla Model S envolto em chamas, nada incomum. Dois carros de bombeiros, um concurso de água e um caminhão com escada foram solicitados para ajudar. As equipes usaram macacos para acessar a parte inferior para extinguir e resfriar a bateria. Milhares de galões foram usados na extinção", postou o corpo de bombeiros no Twitter.
Crews arrived to a Tesla Model S engulfed in flames, nothing unusual prior. 2 Fire Engines, a water tender, and a ladder truck were requested to assist. Crews used jacks to access the underside to extinguish and cool the battery. Thousands of gallons were used in extinguishment. pic.twitter.com/5dIXxo9hP5
— Metro Fire of Sacramento (@metrofirepio) January 29, 2023
Em entrevista ao KCRA 3, um canal de TV afiliado à NBC, na cidade de Sacramento, o homem contou que estava voltando para casa no último sábado (6) quando começou a sentir o carro balançando. Inicialmente, ele pensou que se tratava de um pneu furado, e desceu do carro para verificar.
"No momento em que abri a porta, vi fumaça saindo do fundo. Tenho muita sorte de estar vivo no momento, e estou muito feliz por minha família não estar lá", disse Malla ao KCRA 3. Ele tem dois filhos pequenos, de três e um ano de idade.
Ainda não foi esclarecido por que o Tesla pegou fogo. Mas, Robert Kasparian, chefe do batalhão do corpo de bombeiros, disse ao KCRA 3 que a melhor coisa que os bombeiros podem fazer com um incêndio em um veículo elétrico é deixá-lo queimar.
"O problema com os veículos elétricos é o acesso às baterias", disse Kasparian. "As baterias são o que está causando a enorme quantidade de acúmulo de calor."
No início deste ano, o corpo de bombeiros de Sacramento relatou outro incidente semelhante. O compartimento da bateria de um Tesla Model S pegou fogo espontaneamente enquanto dirigia em uma rodovia.
Não é a primeira vez
Dos 182 veículos Tesla que pegaram fogo em todo o mundo desde 2013, 98 foram nos Estados Unidos, de acordo com o Tesla Fire, que registra todos os incêndios envolvendo carros elétricos da marca de Elon Musk, relatados por artigos de notícias ou fontes primárias verificadas.
Em 20 de maio do ano passado, o proprietário de um Tesla disse que teve que chutar a janela de seu Model Y para escapar de um incêndio depois que o carro elétrico ficou sem energia em Vancouver, British Columbia.
No entanto, apesar da dificuldade de lidar com incêndios de veículos elétricos, conforme descrito pelo corpo de bombeiros, eles geralmente não são comuns. Um relatório de 2022 da AutoinsuranceEZ sugeriu que estes veículos eram geralmente menos propensos a pegar fogo do que os veículos com motor de combustão.