Aos fãs de anime, jogos, podcasts, história em quadrinhos e muito mais, a CCXP 2024 será um evento repleto de novidades da cultura pop, proporcionando experiências envolventes e material inédito. Um dos principais destaques será a volta das áreas temáticas de grandes franquias, como Marvel, DC, Star Wars e anime, com áreas reservadas para mostras, painéis interativos e encontros com os artistas.
A edição de 2024 traz como novidade uma variedade de atividades tecnológicas, incluindo realidade aumentada e virtual, permitindo que os participantes se sintam integrados à tecnologia.
Os fãs também poderão participar de estreias de filmes e séries, bem como assistir a debates com criadores e produtores de conteúdo.
Outra grande novidade será a expansão do campo dos artistas, proporcionando mais chances ao público de interagir diretamente com ilustradores, roteiristas e quadrinistas, além da possibilidade de comprar obras assinadas.
O evento também irá enfatizar os recentes lançamentos em quadrinhos, jogos e séries, oferecendo aos admiradores a oportunidade de experimentar as novidades em primeira mão. Este ano, a edição promete dar especial destaque à diversidade e à inclusão, com uma programação direcionada a diversos públicos e gêneros.
Imersão tecnológica e IA
Além das atrações interativas e dos espaços temáticos, o evento traz estandes de marcas e empresas do universo nerd, que se comprometem a surpreender os visitantes com avanços tecnológicos e experiências interativas. Algumas das principais empresas de entretenimento e tecnologia vão permitir que o público explore cenários e personagens em produtos reais, além de experimentar novos produtos e serviços.
Os fãs também vão encontrar a presença de inteligência artificial, com apresentações e oficinas sobre como a IA está revolucionando a produção de conteúdo, que vai desde a produção de filmes e jogos até a arte digital.
Alguns desses avanços apresentam-se em estandes que evidenciam a capacidade da IA na criação de personagens, universos virtuais e até mesmo experiências customizadas para os visitantes.
A Bis, patrocinadora oficial da feira, desenvolveu um RPG que pode ser jogado pelo WhatsApp. Este é o primeiro jogo global a ser desenvolvido utilizando o WhatsApp Flows, lançado este ano pela Meta. O objetivo é tornar o jogo mais acessível, oferecendo uma experiência envolvente aos clientes da marca.
Pietro Bujaldon, co-founder e co-CEO do Smarters, empresa responsável pelo chatbot da ação, comentou a ação em entrevista ao Byte.
“A experiência da gamificação via WhatsApp fomenta uma relação direta do jogador com a marca por um tempo estendido, ampliando as possibilidades de interação e criando relacionamento. Esse canal de Bis inaugura uma possibilidade criativa de uso do Flows, demonstrando o potencial da plataforma para conectar marcas com seus clientes”.