As ações da produtora polonesa de videogames CD Projekt caíram quase 13% nesta quarta-feira, depois que a companhia disse que a estreia de "Witcher IV" está programada para depois de 2026, alimentando temores de uma espera ainda mais longa pelo novo episódio da série de sucesso.
"The Witcher IV", desenvolvido sob o codinome Polaris, é a primeira parte de uma nova trilogia que expande o universo da franquia de fantasia medieval da CD Projekt, que já vendeu mais de 75 milhões de cópias até o momento.
O diretor financeiro, Piotr Nielubowicz, disse que a CD Projekt ainda não anunciará uma data de lançamento precisa, mas indicou o período pós-2026 "para dar mais visibilidade aos investidores".
A confirmação de que o jogo não será lançado antes de 2027 "não é uma grande surpresa", disse o analista Grzegorz Balcerski, da Trigon, acrescentando que a previsão anterior da corretora presumia uma estreia no segundo trimestre de 2027.
A mudança das expectativas para o lançamento depois de 2026 também pode aumentar a especulação de que o jogo pode estrear mesmo só depois de 2027, considerando que os adiamentos de novos lançamentos são comuns no setor, acrescentou Balcerski.
Até o fechamento de terça-feira, a ação da produtora havia acumulado valorização de 20% desde o início de 2025.
A CD Projekt disse em novembro que "Witcher IV" havia entrado em produção em escala total. O presidente-executivo conjunto da empresa, Michal Nowakowski, disse na época que normalmente leva de cinco a seis anos para desenvolver um jogo AAA desde o momento em que as primeiras ideias são discutidas.
A empresa anunciou os trabalhos da nova saga "Witcher" em março de 2022.