Celular Seguro: app bloqueou mais de 500 celulares no Réveillon

Registro foi divulgado pelo Ministério da Justiça e é referente ao período entre 8h20 de domingo (31) e 15h de segunda (1)

4 jan 2024 - 13h06
(atualizado às 13h08)
O programa “Celular Seguro’ funciona como uma espécie de botão de emergência que deve ser utilizado somente em casos de perda, furto ou roubo do aparelho
O programa “Celular Seguro’ funciona como uma espécie de botão de emergência que deve ser utilizado somente em casos de perda, furto ou roubo do aparelho
Foto: Tiago Queiroz/Estadão / Estadão

Mais de 500 aparelhos celulares foram bloqueados por meio do aplicativo Celular Seguro entre 8h20 de domingo (31) e 15h de segunda (1) no Brasil. Segundo informações do Ministério da Justiça, foram 507 bloqueios registrados neste período. 

O dia 31 de dezembro de 2023 foi o dia que mais concentrou pedidos de bloqueios. Ao todo, foram 327 aparelhos bloqueados, ante 180 registrados nas primeiras horas do dia 1º de janeiro de 2024. 

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Lançado há menos de duas semanas, o projeto Celular Seguro ultrapassou a marca de um milhão de cadastros de usuários. O acesso é feito por meio do gov.br. Até as 10h da última segunda-feira (01), 750.135 celulares haviam sido registrados pelo aplicativo, segundo dados do Ministério da Justiça. 

Disponível para download na Play Store (Android) e na App Store (iOS), o app já recebeu mais de 7 mil alertas de usuários referentes a perda, roubo ou furto de aparelhos.

Vinculado à conta gov.br, o Celular Seguro também tem uma versão para computador. A recomendação, claro, é que o app seja instalado tanto no próprio aparelho do usuário quanto em outros dispositivos (seus ou de seus familiares, por exemplo), que são usados para realizar o bloqueio em caso de roubo.

O software também tem um sistema de pessoas de confiança, que devem ser registradas para bloqueio dos dispositivos.

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Desbloqueio

O Celular Seguro representa um botão de emergência que deve ser utilizado somente em casos de perda, furto ou roubo do celular. A ação garante o bloqueio ágil do aparelho e de dispositivos digitais.

A ferramenta não oferece a possibilidade de fazer o desbloqueio. Caso o usuário emita um alerta de perda, furto ou roubo, mas recupere o telefone em seguida, terá que solicitar os acessos entrando em contato com operadora, bancos e outros.

Cada empresa segue um rito diferente para a recuperação dos aparelhos e das contas em aplicativos, descrito nos termos de uso.

Fonte: Redação Byte
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