O BlackBerry Messenger (BBM), popular serviço de mensagens instantâneas da BlackBerry, será lançado em breve para outras plataformas. Usuários de iPhone e aparelhos com o sistema Android terão acesso aplicativo ainda este ano, conforme anunciou Thorsten Hein, CEO da BlackBerry nesta terça-feira.
Thorsten Heins afirmou que é a confiança da empresa na sua última plataforma - o sistema operacional BlackBerry 10 - que os levou a decidir dar aos clientes de suas principais concorrentes a possibilidade de usar o BBM. O serviço de mensagens será lançado como um aplicativo gratuito ao iOS 6 e Android Ice Cream Sandwich.
"O BB10 é tão poderoso que chegou a hora de expandir nosso serviço de mensagens para mais usuários", garantiu o presidente da BlackBerry durante o BlackBerry Live 2013, realizado nesta semana em Orlando. "A melhor plataforma de mensagens que existe estará disponível para ainda mais pessoas neste verão (no Hemisfério Norte)."O que explica a aposta da empresa em oferecer um serviço até então exclusivo - e popular - para os usuários de aparelhos da BlackBerry é a confiança na força da marca, segundo Thorsten. Apesar de ter dito que o BBM é um dos principais motivos pelos quais pessoas escolhem a BlackBerry, ele acredita que a liberação desse serviço para outros sistemas operacionais não vai enfraquecer, mas aumentar o uso de aparelhos com BB 10.
1 de 26
A BlackBerry aproveitou esta segunda-feira para fazer os últimos ajustes em sua maior conferência do ano. O BlackBerry Live 2013, realizado em Orlando, na Flórida (EUA) entre os dias 14 e 16 de maio, promete apresentar as últimas novidades da empresa em sua busca por retomar o mercado perdido para Apple e Samsung
Foto: Guilherme Justino
2 de 26
Mapas estão instalados ao longo de duas das quatro torres do Orlando World Center Marriott para guiar os participantes
Foto: Guilherme Justino
3 de 26
As portas da maior parte das salas que serão usadas para palestras e eventos estavam fechadas nesta segunda-feira
Foto: Guilherme Justino
4 de 26
Até um piano pôde ser visto nos corredores do BlackBerry Live 2013
Foto: Guilherme Justino
5 de 26
Em uma das poucas salas abertas, os organizadores terminavam de completar os detalhes da decoração
Foto: Guilherme Justino
6 de 26
A BlackBerry aposta na união das funcionalidades pessoais e corporativas para atrair mais clientes com seu novo sistema operacional
Foto: Guilherme Justino
7 de 26
Alicia Keys, diretora criativa global da empresa, é uma das grandes atrações do evento. Ela fará um show com a participação de outros artistas na noite de terça-feira
Foto: Guilherme Justino
8 de 26
A companhia canadense aposta no apelo de celebridades para conquistar os clientes que perdeu ao longo dos últimos anos, quando se firmou o domínio de Apple e Samsung no mundo dos smartphones
Foto: Guilherme Justino
9 de 26
Uma Mercedes-Benz de Fórmula-1 está exposta ao público presente na BlackBerry Live 2013, em Orlando, na Flórida. A marca canadense patrocina a escuderia e contou com Lewis Hamilton como garoto-propaganda de uma de suas novidades, o BBM Channels - espécie de Twitter da empresa para usuário do serviço de mensagens BlackBerry Messenger
Foto: Guilherme Justino
10 de 26
O carro de F-1 atraiu a atenção de muitos visitantes durante a conferência
Foto: Guilherme Justino
11 de 26
A BlackBerry patrocina a Mercedes-Benz e considera que nenhuma outra atividade combina melhor esporte e tecnologia que a Fórmula-1
Foto: Guilherme Justino
12 de 26
Também um Bentley equipado com o sistema operacional QNX, desenvolvido para a plataforma BlackBerry 10, foi apresentado em Orlando
Foto: Guilherme Justino
13 de 26
A videoconferência - realizada com alguns toques no painel animado do veículo - ocorreu ao vivo no keynote inaugural da BlackBerry Live 2013
Foto: Guilherme Justino
14 de 26
Além da videoconferência, o pacote de utilidades continha ainda informações sobre trânsito e clima, entre outros serviços, todos acessíveis a partir do painel
Foto: Guilherme Justino
15 de 26
As utilidades ainda não estão disponíveis para o público, mas devem chegar aos primeiros carros de luxo ainda este ano
Foto: Guilherme Justino
16 de 26
Uma Mercedes-Benz de Fórmula-1 está exposta ao público presente na BlackBerry Live 2013, em Orlando, na Flórida. A marca canadense patrocina a escuderia e contou com Lewis Hamilton como garoto-propaganda de uma de suas novidades, o BBM Channels - espécie de Twitter da empresa para usuário do serviço de mensagens BlackBerry Messenger
Foto: Guilherme Justino
17 de 26
O carro de F-1 atraiu a atenção de muitos visitantes durante a conferência
Foto: Guilherme Justino
18 de 26
A BlackBerry patrocina a Mercedes-Benz e considera que nenhuma outra atividade combina melhor esporte e tecnologia que a Fórmula-1
Foto: Guilherme Justino
19 de 26
Em um encontro com a imprensa após a apresentação, Hamilton comentou seu erro no Grande Prêmio da Malásia, quando entrou no box de sua antiga equipe, a McLaren, durante a primeira rodada de pit stops da corrida realizada em março: "foi constrangedor", afirmou o piloto
Foto: Guilherme Justino
20 de 26
Também um Bentley equipado com o sistema operacional QNX, desenvolvido para a plataforma BlackBerry 10, foi apresentado em Orlando
Foto: Guilherme Justino
21 de 26
O carro foi responsável pela "primeira videoconferência do mundo", nas palavras do CEO da BlackBerry, Thorsten Heins
Foto: Guilherme Justino
22 de 26
A videoconferência - realizada com alguns toques no painel animado do veículo - ocorreu ao vivo no keynote inaugural da BlackBerry Live 2013
Foto: Guilherme Justino
23 de 26
As utilidades ainda não estão disponíveis para o público, mas devem chegar aos primeiros carros de luxo ainda este ano
Foto: Guilherme Justino
24 de 26
Além da videoconferência, o pacote de utilidades continha ainda informações sobre trânsito e clima, entre outros serviços, todos acessíveis a partir do painel
Foto: Guilherme Justino
25 de 26
Em um encontro com a imprensa após a apresentação, Hamilton comentou seu erro no Grande Prêmio da Malásia, quando entrou no box de sua antiga equipe, a McLaren, durante a primeira rodada de pit stops da corrida realizada em março: "foi constrangedor", afirmou o piloto
Foto: Guilherme Justino
26 de 26
O carro foi responsável pela "primeira videoconferência do mundo", nas palavras do CEO da BlackBerry, Thorsten Heins
Foto: Guilherme Justino
O CEO apresentou números para justificar a classificação do BBM como "a melhor plataforma de mensagens que existe". Segundo Thorsten, há 60 milhões de usuários ativos do BlackBerry Messenger. Um grupo engajado, de acordo com a empresa: entre eles, o tempo entre o envio e a leitura de uma mensagem é de apenas 20 segundos. A apresentação destacou ainda que 10 bilhões de mensagens são recebidas e enviadas por BBM todos os dias.