Depois de sofrer perdas na venda mundial de celulares, a BlackBerry planeja o lançamento de três novos celulares no mercado brasileiro. Um dos modelos será o BlackBerry Classic, apresentado como Q20 no começo do ano durante o evento Mobile World Congress.
O Classic retorna às origens corporativas da empresa, com o teclado QWERTY, item que os usuários fiéis da marca costumam prezar bastante. Segundo o CEO da empresa, John Chen, o teclado permite uma maior produtividade para o uso no trabalho. Os botões de “menu”, “voltar”, “enviar” e “end” também estão de volta no modelo, que conta com tela touchscreen de 3.5 polegadas, a maior já lançada em um smartphone da marca com o QWERTY. O Classic terá o sistema operacional BB10, o mais recente da empresa que não decolou com seus smartphones touchscreen.
Os outros dois dispositivos ainda não foram revelados pela BlackBerry, mas em entrevista ao Terra, o diretor da empresa para a América Latina, Jorge Aguiar, disse que um deles será voltado para os consumidores que estão comprando seu primeiro smartphone. Aguiar também afirmou que este modelo não será o Z3, aparelho anunciado nesta semana para mercados emergentes. O Z3 deve custar menos de US$ 200 e tem as primeiras vendas programadas para a Indonésia.
Segundo o diretor, ainda falta decidir se os smartphones que serão vendidos no País serão produzidos localmente ou importados. O executivo ainda reforçou o Brasil como parte essencial da estratégia da BlackBerry. “O foco da BlackBerry continua sendo o mercado corporativo, e a participação do Brasil é muito importante. Acabamos de anunciar grandes parcerias com o Itaú e a Odebrecht. Costumo dizer que o Brasil não é um país, mas um continente”, declarou.