A BlackBerry lançou nesta quarta-feira, em São Paulo, o modelo Q10 no Brasil. Segundo a fabricante, o aparelho - que tem tecnologia touch screen, mas continua com o teclado alfanumérico Qwerty - começa a ser vendido no começo deste mês.
Desenhado prioritariamente para o usuário corporativo, o Q10 traz uma plataforma redesenhada e funções como ligar e desligar, menu e voltar agora acionadas via toque na tela. Os botões que ativavam essas funções - presentes nos antigos modelos Bold e Curve - desapareceram do aparelho.
Uma das novidades é o BlackBerry Hub, uma tela que agrega todos os aplicativos de mensagem do aparelho, que pode ser visualizada com um deslize para o lado.
A fabricante canadense afirma deter 42% dos smartphones corporativos no Brasil e pensou em melhorias para esse cliente no Q10. Agora a central de aplicativos do aparelho - a BlackBerry World - possui uma versão só com programas para uso profissional. Há também bloqueios para cópia de dados corporativos e opção de senhas temporárias para visualização de arquivos.