A BlackBerry provou que está focando cada vez mais nos usuários não corporativos ao lançar nesta terça-feira um aparelho voltado para os países emergentes. O Q5 é a aposta da empresa canadense para aqueles que estão descobrindo as vantagens da mobilidade ou ainda não têm seu primeiro smartphone. Contrariando a tendência dos teclados virtuais, a BlackBerry apostou nos tradicionais botões físicos neste lançamento.
O novo produto é uma versão "popular" do Q10 (ainda não disponível no Brasil) que levou o teclado físico de volta aos aparelhos BlackBerry. Esse retorno ao design dos antes populares celulares voltados para os usuários corporativos foi descrito pelo CEO Thorsten Heins, como um pedido dos clientes a que a empresa atendeu.
"O Q5 é fino, pequeno, leve. É um aparelho que destaca nosso objetivo de desenvolver produtos para todos os tipos de clientes e atender às suas necessidades. Tenho certeza se que será um grande sucesso", afirmou Thorstein durante a maior conferência anual da marca, que começou hoje em Orlando, nos Estados Unidos.
O Q5 é mais um integrante da até agora pequena família de aparelhos com a plataforma BlackBerry 10. Além do Q5 e do Q10, a empresa conta ainda com o Z10, que chegou ao Brasil em maio. O sistema operacional e os smartphones relacionados são a aposta da companhia para voltar ao topo do mercado dominado por iPhones e smartphones com Android.
O Q5 será lançado no último trimestre do ano e estará disponível nas cores branco, preto, vermelho e rosa. Ainda não há informações sobre preço, nem quando o produto chegará ao Brasil.
Thorstein começou o keynote destacando que a BlackBerry superou o descrédito com que foi recebido o anúncio feito por ele há um ano, quando apresentou o projeto de revitalização da marca. "Lembro de estar aqui no ano passado, e agora é muito diferente", afirmou o CEO.
Durante o evento, os executivos da BlackBerry destacaram seu foco na indústria móvel, afirmando que a empresa é aquela que mais se preocupa com a inovação no segmento - apesar da queda de reputação enfrentada nos últimos anos.
Size (L x W x D) | 120mm x 66mm x 10.8mm (10.5mm for non-NFC model) |
Weight | 120g |
Display | 3.1”, IPS LCD display, 720 x 720 resolution at 329 PPI |
Keyboard | 35-key physical QWERTY keyboard with discrete keys and backlight (language specific keyboards such AZERTY and QWERTZ also available in local markets |
Software | BlackBerry 10.1 OS |
Memory | 2 GB RAM, 8 GB Flash Hot Swappable microSD slot (up to 32 GB) |
Processor | Dual Core 1.2 GHz |
Camera | 5 MP rear facing camera, Auto Focus, 5x digital zoom 1080p HD video recording, LED flash 2MP front facing camera, 3x digital zoom 720p HD video recording |
GPS | Assisted, Autonomous, and Simultaneous GPS |
Bluetooth | Bluetooth 4.0 Low Energy |
NFC | NFC-enabled to support mobile payments and file exchange Advanced Sensors Accelerometer, Magnetometer, Proximity, Gyroscope. Ambient light sensor |
Wi-Fi | 802.11 b/g/n, Mobile Hotspot |
Network Connectivity | 4G LTE or HSPA+, support for global roaming |
Battery | Embedded 2180 mAh |