A BlackBerry inicia nesta segunda-feira seu maior encontro anual de tecnologia — BlackBerry Live 2013 — prometendo apresentar inovações e conquistar desenvolvedores, empresas e patrocinadores em um mercado dominado por Apple e Samsung. Milhares de pessoas estão se reunindo no hotel Orlando World Center Marriott, na Flórida, Estados Unidos, para ver como a empresa pretende se destacar no futuro da telefonia móvel.
Os aparelhos que mais se vê entre os participantes são iPhones e smartphones rodando o sistema Android - reflexo do que ocorre entre usuários de celulares high-end ao redor do mundo. Sinal de que a BlackBerry deve mesmo (re) conquistar desenvolvedores e empresários antes de voltar às mãos do público.
O evento é a grande aposta da empresa para disseminar o uso de sua nova plataforma — o BlackBerry 10 — entre os usuários que há anos têm demonstrado preferência pelos aparelhos menos 'sisudos' de outras gigantes da telefonia. Também é a chance da fabricante canadense reconquistar o mercado corporativo que antes liderava.
Ao longo de três dias (de 14 a 16 de maio) a BlackBerry vai revezar a indicação de tendências no mundo dos aplicativos com entretenimento, dicas de especialistas e a apresentação de seus últimos lançamentos - tudo dividido em dezenas de palestras e eventos realizados por funcionários, diretores e parceiros da empresa.
Neste primeiro dia, véspera da abertura oficial, o movimento era tranquilo nos corredores da conferência. Enquanto os participantes se cadastravam e descobriam onde ficam as salas em que serão apresentadas novidades, membros da organização faziam os últimos ajustes na decoração e distribuição do evento. Nos poucos estandes já em funcionamento, não havia filas.
1 de 26
A BlackBerry aproveitou esta segunda-feira para fazer os últimos ajustes em sua maior conferência do ano. O BlackBerry Live 2013, realizado em Orlando, na Flórida (EUA) entre os dias 14 e 16 de maio, promete apresentar as últimas novidades da empresa em sua busca por retomar o mercado perdido para Apple e Samsung
Foto: Guilherme Justino
2 de 26
Mapas estão instalados ao longo de duas das quatro torres do Orlando World Center Marriott para guiar os participantes
Foto: Guilherme Justino
3 de 26
As portas da maior parte das salas que serão usadas para palestras e eventos estavam fechadas nesta segunda-feira
Foto: Guilherme Justino
4 de 26
Até um piano pôde ser visto nos corredores do BlackBerry Live 2013
Foto: Guilherme Justino
5 de 26
Em uma das poucas salas abertas, os organizadores terminavam de completar os detalhes da decoração
Foto: Guilherme Justino
6 de 26
A BlackBerry aposta na união das funcionalidades pessoais e corporativas para atrair mais clientes com seu novo sistema operacional
Foto: Guilherme Justino
7 de 26
Alicia Keys, diretora criativa global da empresa, é uma das grandes atrações do evento. Ela fará um show com a participação de outros artistas na noite de terça-feira
Foto: Guilherme Justino
8 de 26
A companhia canadense aposta no apelo de celebridades para conquistar os clientes que perdeu ao longo dos últimos anos, quando se firmou o domínio de Apple e Samsung no mundo dos smartphones
Foto: Guilherme Justino
9 de 26
Uma Mercedes-Benz de Fórmula-1 está exposta ao público presente na BlackBerry Live 2013, em Orlando, na Flórida. A marca canadense patrocina a escuderia e contou com Lewis Hamilton como garoto-propaganda de uma de suas novidades, o BBM Channels - espécie de Twitter da empresa para usuário do serviço de mensagens BlackBerry Messenger
Foto: Guilherme Justino
10 de 26
O carro de F-1 atraiu a atenção de muitos visitantes durante a conferência
Foto: Guilherme Justino
11 de 26
A BlackBerry patrocina a Mercedes-Benz e considera que nenhuma outra atividade combina melhor esporte e tecnologia que a Fórmula-1
Foto: Guilherme Justino
12 de 26
Também um Bentley equipado com o sistema operacional QNX, desenvolvido para a plataforma BlackBerry 10, foi apresentado em Orlando
Foto: Guilherme Justino
13 de 26
A videoconferência - realizada com alguns toques no painel animado do veículo - ocorreu ao vivo no keynote inaugural da BlackBerry Live 2013
Foto: Guilherme Justino
14 de 26
Além da videoconferência, o pacote de utilidades continha ainda informações sobre trânsito e clima, entre outros serviços, todos acessíveis a partir do painel
Foto: Guilherme Justino
15 de 26
As utilidades ainda não estão disponíveis para o público, mas devem chegar aos primeiros carros de luxo ainda este ano
Foto: Guilherme Justino
16 de 26
Uma Mercedes-Benz de Fórmula-1 está exposta ao público presente na BlackBerry Live 2013, em Orlando, na Flórida. A marca canadense patrocina a escuderia e contou com Lewis Hamilton como garoto-propaganda de uma de suas novidades, o BBM Channels - espécie de Twitter da empresa para usuário do serviço de mensagens BlackBerry Messenger
Foto: Guilherme Justino
17 de 26
O carro de F-1 atraiu a atenção de muitos visitantes durante a conferência
Foto: Guilherme Justino
18 de 26
A BlackBerry patrocina a Mercedes-Benz e considera que nenhuma outra atividade combina melhor esporte e tecnologia que a Fórmula-1
Foto: Guilherme Justino
19 de 26
Em um encontro com a imprensa após a apresentação, Hamilton comentou seu erro no Grande Prêmio da Malásia, quando entrou no box de sua antiga equipe, a McLaren, durante a primeira rodada de pit stops da corrida realizada em março: "foi constrangedor", afirmou o piloto
Foto: Guilherme Justino
20 de 26
Também um Bentley equipado com o sistema operacional QNX, desenvolvido para a plataforma BlackBerry 10, foi apresentado em Orlando
Foto: Guilherme Justino
21 de 26
O carro foi responsável pela "primeira videoconferência do mundo", nas palavras do CEO da BlackBerry, Thorsten Heins
Foto: Guilherme Justino
22 de 26
A videoconferência - realizada com alguns toques no painel animado do veículo - ocorreu ao vivo no keynote inaugural da BlackBerry Live 2013
Foto: Guilherme Justino
23 de 26
As utilidades ainda não estão disponíveis para o público, mas devem chegar aos primeiros carros de luxo ainda este ano
Foto: Guilherme Justino
24 de 26
Além da videoconferência, o pacote de utilidades continha ainda informações sobre trânsito e clima, entre outros serviços, todos acessíveis a partir do painel
Foto: Guilherme Justino
25 de 26
Em um encontro com a imprensa após a apresentação, Hamilton comentou seu erro no Grande Prêmio da Malásia, quando entrou no box de sua antiga equipe, a McLaren, durante a primeira rodada de pit stops da corrida realizada em março: "foi constrangedor", afirmou o piloto
Foto: Guilherme Justino
26 de 26
O carro foi responsável pela "primeira videoconferência do mundo", nas palavras do CEO da BlackBerry, Thorsten Heins