iPhone poderia ter se chamado Tripod ou Telepod, diz ex-Apple

Executivo que trabalho na área de marketing da Apple revelou alternativas ao nome iPhone, que acabou batizando o smartphone

5 mar 2013 - 10h01
(atualizado às 10h07)

Um ex-executivo da área de propaganda da Apple revelou em um evento na universidade do Arizona que a marca iPhone - mundialmente conhecida e disputada pela Apple - tinha alternativas menos descoladas, diz o site 9to5mac.

Segundo Ken Segal, o iPhone correu o risco de se chamar Telepod, Mobi, Tripod e até iPad. Cada uma das propostas, é claro tinha suas razões, apontadas por Segal.

Publicidade
iPhone: alternativas ao nome do aparelho
Telepod: soava como uma mudança futurista da palavra telefone. Além disso, o "pod" no termo seria uma boa referência ao iPod.
Mobi: de acordo com o executivo, o diminutivo da palavra mobile (móvel) trasmitia criatividade e personalidade.
Tripod: ainda que não tenha emplacado no nome do aparelho, a inspiração da tríado telefone, iPod e internet, que colocou o "tri" nesta alternativa, acabou sendo uma forma de explicar o iPhone bastante usada pela Apple.
iPad: o nome atual do tablet da Apple quase batizou o smartphone, revelou o executivo.

O nome escolhido foi polêmico. Nos Estados Unidos, a empresa de telecomunicações Cisco já tinha a marca registrada, e acabou entrando em acordo com a Apple.

No Brasil, a Gradiente lançou seu próprio iphone, com a plataforma Android, no final do ano passado, levando a um processo de disputa pela marca. A decisão do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), que decide questões envolvendo marcas e nomes, foi favorável à empresa brasileira, que detinha a marca há alguns anos.

O iPhone 5, lançado em setembro de 2012, modelo mais atual, pesa 112 gramas (o iPhone 4S pesa 140 gramas). Além disso, ele é 18% mais fino e vem com tela de 4 polegadas (1136 x 640) - a anterior era de 3,5 polegadas. De acordo com a Apple, o iPhone 5 é o smartphone mais fino do mundo. A saturação das cores também melhorou, sendo 44% superior à do iPhone 4S. A tecnologia Retina display continua presente no celular.

Publicidade

A câmera também foi renovada. Com resolução de 8 MP, ela agora apresenta melhor desempenho com pouca luz e está 40% mais rápida na captura da imagem. É possível fazer imagens panorâmicas de 28 megapixels no novo equipamento. A câmera frontal suporta o recurso Face Time (chamadas em vídeo) em HD (720 p), rodando na rede 3G com o iOS 6 - antes, o recurso só funcionava em redes Wi-Fi.

Conheça o iPhone 5 e outros lançamentos da Apple de 2012

Fonte: Terra
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações