A Motorola vai lançar o tão aguardado smartphone Moto X, o primeiro lançado com a marca do Google desde a compra da companhia em 2011, no dia 1º de agosto, em Nova York. A data foi revelada em um convite enviado à imprensa dos Estados Unidos nesta sexta-feira. O convite mostra uma foto em que aparece um aparelho com design curvo, o mesmo das imagens vazadas nas últimas semanas.
O Moto X vazou em um vídeo no YouTube, aparentemente criado para divulgação do aparelho pela operadora canadense Rogers, nesta semana. O vídeo mostra que o smartphone pode ter um sistema de escuta sempre ativado, permitindo que o usuário faça buscas usando o aplicativo Google Now sem precisar tocá-lo.
O vídeo mostra uma usuária fazendo pesquisas no aparelho usando o comando "Ok Google Now", sem usar as mãos, assim como é feito no óculos intelifente do Google, o Google Glass. O vídeo publicado no YouTube já foi removido, mas segue disponível em um perfil russo do Google+. O vídeo diz que o aparelho, que ainda não tem data oficial de lançamento, chegaria ao Canadá em agosto, nas cores preta ou branca.
No vídeo aparecem também outras funções, como a "Active Updates", um novo sistema de notificações, e uma nova ferramenta de fotos, que permite iniciar o aplicativo da câmera chacoalhando o aparelho e tirar fotos tocando na tela.
No começo de julho, a Motorola publicou o primeiro anúncio do Moto X, o primeiro lançado pela empresa como uma "companhia Google". Dois anos após ser comprada pela gigante da internet por US$ 12,5 bilhões, o anúncio da Motorola destacou que o smartphone será fabricado nos EUA e poderá ser customizado, "primeiro smartphone que você mesmo pode projetar".
Na semana passada, o chairman do Google, Eric Schmidt, foi flagrado usando o que parece ser o Moto X em um evento de tecnologia nos Estados Unidos.