1 de 5
A tela inicial do Q10 é ativada com um movimento dos dedos sobre a tela - sem botões como o Home, do iPhone, e os ícones virtuais do sistema Android
Foto: Guilherme Justino
2 de 5
O sistema de digitação é diferente do Z10: enquanto neste as palavras sugeridas têm de ser arrastadas até a mensagem, no Q10 basta tocar na palavra escolhida para que ela seja escrita
Foto: Guilherme Justino
3 de 5
O teclado do lançamento da BlackBerry é confortável e facilita a digitação. A versão menos potente do Q10, o Q5, peca nesse aspecto
Foto: Guilherme Justino
4 de 5
O Q10, ainda não disponível no Brasil, é - ao lado do Z10 - a grande aposta da BlackBerry para voltar a crescer em um mercado dominado por Apple e Samsung. Apesar do teclado físico, o aparelho não tem botões na tela: toda a movimentação touch screen é feita com toques e gestos. Na imagem, o sistema Balance está ativado: é possível selecionar entre a versão pessoal e a corporativa
Foto: Guilherme Justino
5 de 5
A câmera do BlackBerry Q10 tem 8 megapixels e permite fazer foco em qualquer parte da tela
Foto: Guilherme Justino
Anunciado em janeiro, em conjunto com o Z10, o BlackBerry Q10 trouxe de volta o teclado físico à marca. Um pedido dos próprios usuários, afirmaram executivos durante a maior conferência anual da empresa canadense, que termina nesta quinta-feira em Orlando, nos Estados Unidos. Com o Q10, a companhia pretende reconquistar usuários que tinham aparelhos da BlackBerry, mas os abandonaram em favor de dispositivos melhores - uma tendência que a marca tem se esforçado para reverter.
BlackBerry Q10 tem QWERTY e touch
Video Player
Devido ao teclado QWERTY, o Q10 tem uma tela menor que o Z10 (3,1 contra 4,2 polegadas), porém com resolução semelhante e também touch screen. A bateria é melhor (2100 mAh ante 1800 mAh), com idêntica capacidade de memória e do mesmo tipo. Ambos contam com o sistema operacional BlackBerry 10, que permite funcionalidades como a separação entre conteúdos pessoas e corporativos no celular, multitasking e uma variedade de gestos que tornam desnecessário qualquer botão na tela.
Em sua empreitada para revitalizar a marca, a BlackBerry questionou a antigos clientes por que eles deixaram a companhia - e o que os faria voltar. Conforme informou ao Terra o diretor da empresa para a América Latina, Wes Nicol, as três principais queixas foram a lentidão do navegador, a "pobreza" dos aplicativos e aspectos multimídia ruins.
A novidade que faria a maioria voltar a usar aparelhos BlackBerry seria o retorno do teclado físico - novidade anunciada em dois dos três lançamentos da companhia para o sistema operacional BB 10. Nenhum desses aparelhos, porém, está atualmente disponível no Brasil.
1 de 26
A BlackBerry aproveitou esta segunda-feira para fazer os últimos ajustes em sua maior conferência do ano. O BlackBerry Live 2013, realizado em Orlando, na Flórida (EUA) entre os dias 14 e 16 de maio, promete apresentar as últimas novidades da empresa em sua busca por retomar o mercado perdido para Apple e Samsung
Foto: Guilherme Justino
2 de 26
Mapas estão instalados ao longo de duas das quatro torres do Orlando World Center Marriott para guiar os participantes
Foto: Guilherme Justino
3 de 26
As portas da maior parte das salas que serão usadas para palestras e eventos estavam fechadas nesta segunda-feira
Foto: Guilherme Justino
4 de 26
Até um piano pôde ser visto nos corredores do BlackBerry Live 2013
Foto: Guilherme Justino
5 de 26
Em uma das poucas salas abertas, os organizadores terminavam de completar os detalhes da decoração
Foto: Guilherme Justino
6 de 26
A BlackBerry aposta na união das funcionalidades pessoais e corporativas para atrair mais clientes com seu novo sistema operacional
Foto: Guilherme Justino
7 de 26
Alicia Keys, diretora criativa global da empresa, é uma das grandes atrações do evento. Ela fará um show com a participação de outros artistas na noite de terça-feira
Foto: Guilherme Justino
8 de 26
A companhia canadense aposta no apelo de celebridades para conquistar os clientes que perdeu ao longo dos últimos anos, quando se firmou o domínio de Apple e Samsung no mundo dos smartphones
Foto: Guilherme Justino
9 de 26
Uma Mercedes-Benz de Fórmula-1 está exposta ao público presente na BlackBerry Live 2013, em Orlando, na Flórida. A marca canadense patrocina a escuderia e contou com Lewis Hamilton como garoto-propaganda de uma de suas novidades, o BBM Channels - espécie de Twitter da empresa para usuário do serviço de mensagens BlackBerry Messenger
Foto: Guilherme Justino
10 de 26
O carro de F-1 atraiu a atenção de muitos visitantes durante a conferência
Foto: Guilherme Justino
11 de 26
A BlackBerry patrocina a Mercedes-Benz e considera que nenhuma outra atividade combina melhor esporte e tecnologia que a Fórmula-1
Foto: Guilherme Justino
12 de 26
Também um Bentley equipado com o sistema operacional QNX, desenvolvido para a plataforma BlackBerry 10, foi apresentado em Orlando
Foto: Guilherme Justino
13 de 26
A videoconferência - realizada com alguns toques no painel animado do veículo - ocorreu ao vivo no keynote inaugural da BlackBerry Live 2013
Foto: Guilherme Justino
14 de 26
Além da videoconferência, o pacote de utilidades continha ainda informações sobre trânsito e clima, entre outros serviços, todos acessíveis a partir do painel
Foto: Guilherme Justino
15 de 26
As utilidades ainda não estão disponíveis para o público, mas devem chegar aos primeiros carros de luxo ainda este ano
Foto: Guilherme Justino
16 de 26
Uma Mercedes-Benz de Fórmula-1 está exposta ao público presente na BlackBerry Live 2013, em Orlando, na Flórida. A marca canadense patrocina a escuderia e contou com Lewis Hamilton como garoto-propaganda de uma de suas novidades, o BBM Channels - espécie de Twitter da empresa para usuário do serviço de mensagens BlackBerry Messenger
Foto: Guilherme Justino
17 de 26
O carro de F-1 atraiu a atenção de muitos visitantes durante a conferência
Foto: Guilherme Justino
18 de 26
A BlackBerry patrocina a Mercedes-Benz e considera que nenhuma outra atividade combina melhor esporte e tecnologia que a Fórmula-1
Foto: Guilherme Justino
19 de 26
Em um encontro com a imprensa após a apresentação, Hamilton comentou seu erro no Grande Prêmio da Malásia, quando entrou no box de sua antiga equipe, a McLaren, durante a primeira rodada de pit stops da corrida realizada em março: "foi constrangedor", afirmou o piloto
Foto: Guilherme Justino
20 de 26
Também um Bentley equipado com o sistema operacional QNX, desenvolvido para a plataforma BlackBerry 10, foi apresentado em Orlando
Foto: Guilherme Justino
21 de 26
O carro foi responsável pela "primeira videoconferência do mundo", nas palavras do CEO da BlackBerry, Thorsten Heins
Foto: Guilherme Justino
22 de 26
A videoconferência - realizada com alguns toques no painel animado do veículo - ocorreu ao vivo no keynote inaugural da BlackBerry Live 2013
Foto: Guilherme Justino
23 de 26
As utilidades ainda não estão disponíveis para o público, mas devem chegar aos primeiros carros de luxo ainda este ano
Foto: Guilherme Justino
24 de 26
Além da videoconferência, o pacote de utilidades continha ainda informações sobre trânsito e clima, entre outros serviços, todos acessíveis a partir do painel
Foto: Guilherme Justino
25 de 26
Em um encontro com a imprensa após a apresentação, Hamilton comentou seu erro no Grande Prêmio da Malásia, quando entrou no box de sua antiga equipe, a McLaren, durante a primeira rodada de pit stops da corrida realizada em março: "foi constrangedor", afirmou o piloto
Foto: Guilherme Justino
26 de 26
O carro foi responsável pela "primeira videoconferência do mundo", nas palavras do CEO da BlackBerry, Thorsten Heins
Foto: Guilherme Justino
O repórter viajou a Orlando a convite da BlackBerry.
Fonte: Terra