S5, Flex, Z2 e Lumia: fique por dentro das novidades de 2014

Aparelhos, porém, trouxeram poucas inovações tecnológicas

3 jul 2014 - 10h25
<p>As principais empresas do mercado arregaçaram as mangas e acirraram a disputa por fatias maiores do setor.</p>
As principais empresas do mercado arregaçaram as mangas e acirraram a disputa por fatias maiores do setor.
Foto: Divulgação

O primeiro semestre para os celulares e smartphones trouxe grandes novidades para o consumidor, mas poucas inovações na tecnologia.

Publicidade

Com a venda dos smartphones atingindo seu ápice neste ano e um cenário não muito animador para os próximos anos, as principais empresas do mercado (Samsung, Lenovo/Motorola, Nokia/Microsoft, HTC e Sony)  arregaçaram as mangas e acirraram a disputa por fatias maiores do setor.

O tom da tecnologia móvel foi visto logo no primeiro mês do ano com a edição 2014 da Consumer Electronics Show (CES). Nela, a principal novidade foi o celular curvo da LG, o LG G Flex. Este aparelho não entrou na categoria smartphone, mas sim na phablet, um híbrido entre tablet e celular com tela de 6 polegadas. Com preço inicial de R$ 2.699, o aparelho ainda tem como outra característica – além de sua bateria e tela curva – o fato que consegue recuperar pequenos riscos na traseira com o sistema “self-healing”.

LG G Flex
Foto: Henrique Medeiros / Terra

Além do preço salgado, o G Flex peca por não ter seu Android atualizado – atualmente seu sistema é o Android 4.2 Jellybean e não o Android 4.4 KitKat.

Publicidade

No mês seguinte, outro grande evento de tecnologia, o Mobile World Congress (MWC), mostrou que as companhias tentam conquistar cada vez mais o consumidor atrelando qualidade ao espaço do bolso.

A Samsung, líder do setor, trouxe o novo carro-chefe da empresa para 2014, o Samsung Galaxy S5. Ele custa R$ 2.599 no Brasil e possui Android 4.4.

Samsung Galaxy S5
Foto: Henrique Medeiros / Terra

A atualização do Galaxy S4 veio com poucas novidades no design e hardware, mas abusou de inovações no sistema com aplicações que interagem com o cotidiano do usuário (como monitor cardíaco), leitor de biometria, monitor cardíaco, tela de 5.1 que mostra vídeos em ultra-alta definição (4K), possui proteção contra sujeira e à prova d’água.

Outra atualização apresentada na MWC, o Sony Xperia Z2 manteve os principais features de seu antecessor, o Z1, como a proteção contra sujeira e à prova d’água, e ainda melhorou sua qualidade de vídeo com a tela de 5.25 polegadas e a possibilidade de produzir e reproduzir vídeos em 4K com sua câmera de 20.7 megapixels.

Publicidade
Sony Xperia Z2
Foto: Henrique Medeiros / Terra

Mesmo com o valor alto para os padrões brasileiros (R$ 2.499), o smartphone da Sony mostra que a empresa japonesa renasceu no mercado de celulares, após sucessivos problemas com seus aparelhos quando estavam em parceria com a Ericsson. Os novos aparelhos, em especial a linha premium “Z” mostra a Sony como um player para tentar disputar mercado com Samsung, LG, Nokia, Motorola e até a Apple.

A Nokia se apresentou para 2014 com a incerteza de como seria a empresa, isto após a Microsoft comprar a divisão mobile da empresa finlandesa. No entanto, a empresa de Bill Gates procurou melhorar o Windows Phone, com a nova versão (8) e lançou os celulares Lumia 1520 e Lumia 1320, que custam respectivamente R$ 2.599 e R$ 1.399.

Lumia 1520
Foto: Divulgação

Ambos são phablets com tela de 6 polegadas têm o Windows Phone 8, 4G e aplicativos da Nokia e Microsoft. Porém, a diferença está em seu hardware. O Lumia 1520 possui 20 megapixels, processador quad core de 2.2 gigahertz (GHZ) e memória interna de 32 gigabytes. Já o Lumia 1320 têm câmera de 5 MP, memória interna de 8 GB e processador dual core de 1.7 GHz.

Lumia 1320
Foto: Divulgação

Publicidade

Se por um lado vimos grandes empresas se postaram no mercado, do outro lado vimos uma gigante perder espaço. A Blackberry encolheu (perdeu 40% do mercado nos Estados Unidos em relação a 2013) e seu principal lançamento, o Blackberry Z3 ficou limitado a alguns poucos países, como Canadá, Estados Unidos e Indonésia por US$ 200.

A companhia canadense vive desde o começo do ano em um processo de recuperação, e para isso aposta não apenas em seus celulares, mas em aplicativos corporativos como o Blackberry Enterprise Service 10 (BES 10).

Dentre esses que estão fora do Brasil e não tem previsão de lançamento por aqui, a HTC lançou um mês depois do MWC, o HTC One (M8). O celular inteligente possui tela de 5 polegadas, tem bateria de longa douração (2.600 mAh) e câmera dupla na parte de trás do aparelho que grava em 1080 pixels e consegue captar a profundidade com melhor qualidade. Ele custa US$ 649 nos Estados Unidos.

A LG daria uma última cartada no mercado em maio com o LG G3. Outra incrementação de antecessor, o LG G2, o novo celular da companhia sul-coreana deve chegar ao Brasil no fim de julho, mas ainda não tem preço divulgado. Ele possui tela de 5.5 polegadas de Quad HD e resolução de 2560 x 1440 (2K), além de câmera de 13 megapixels.

Publicidade
O novo smartphone da LG surge em seis cores: Metallic Black, Silk White, Shine Gold, Moon Violet e Burgundy Red.
Foto: LG / Divulgação

Contudo, a “cereja do bolo” do semestre nos smartphones viria com uma nova empresa no setor de celular, mas gigante no varejo online, a Amazon. Em 18 de junho, após adiar por quase um ano o lançamento de seu celular, Jeff Bezos lançou o Fire Phone, um smartphone que exibe imagens em 3D na sua tela de 4.7 polegadas e possui quatro câmeras frontais de “perspectiva dinâmica” para captar a profundidade com extrema qualidade.

Foto: Amazon / Divulgação

O Fire Phone custa a partir de US$ 199 nos Estados Unidos e é o primeiro smartphone com sistema Fire OS, quebrando o atual ciclo entre iOS, Android e Windows Phone.

Smartphones com TV

Uma aposta mais próxima da realidade dos brasileiros feita pelas grandes companhias são os smartphones com TV. Esses aparelhos não custam mais de R$ 1 mil e chegaram ao mercado nacional tentando pegar carona no principal evento esportivo do ano, a Copa do Mundo.

Smartphones com TV: Veja Smartphones com TV

Publicidade

A primeira a se aventurar neste setor foi a Sony, com o Xperia E1. Com tela de 4 polegadas e câmera de 3 megapixels, ele custa em média R$ 599. A Sony ainda lançaria outro celular mais potente, o Xperia T2 Ultra Dual – uma característica muito comum neste celular é a possibilidade de inserir chips de duas operadoras – com tela de 6 polegadas e câmera de 13 megapixels ele consegue captar até 1280 pixels de resolução.

Já a LG apostou em quatro modelos de uma única vez, ao lançar o LG L90 (R$ 899 tela de 4.7 polegadas), LG L80 (R$ 949 e tela de 5 polegadas), LG L70 (R$ 699 e tela de 4.polegadas) e o LG L40 (R$ 529 e tela de 3.5 polegadas).

Nokia e Motorola foram as empresas últimas a lançar os celulares, porém com qualidade. O Moto E é um celular que segue a mesma linha do famigerado Moto G, com qualidade em sua tela de 4.3 polegadas e câmera de 5 megapixels ele custa R$ 599. Já o Nokia Lumia 630, custa R$ 699 possui tela de 4.5 polegadas, câmera de 5 megapixels e é um dos poucos da categoria com processador quad core de 1.2 GHz.

Foto: Reprodução/Macfixit
Próximo semestre

Não há dúvidas que o próximo semestre a principal novidade que deve aparecer e o aguardado iPhone 6. O novo smartphone da Apple não foi lançado nos primeiros seis meses do ano, mas a entrada do iOS 8 já deu um gosto do que podemos esperar.

Publicidade

Integração com wearables, carros, casa, TV, computadores e tablets, além de terem tela maiores que os atuais 4 polegadas do iPhone 5S. Ainda é aguardado que o iPhone 6 tenha tela de 4.7 polegadas e 5.5 polegadas para emparelhar com os celulares da Samsung que tem ganhado espaço neste mercado.

Fonte: Terra
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações