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A BlackBerry aproveitou esta segunda-feira para fazer os últimos ajustes em sua maior conferência do ano. O BlackBerry Live 2013, realizado em Orlando, na Flórida (EUA) entre os dias 14 e 16 de maio, promete apresentar as últimas novidades da empresa em sua busca por retomar o mercado perdido para Apple e Samsung
Foto: Guilherme Justino
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Mapas estão instalados ao longo de duas das quatro torres do Orlando World Center Marriott para guiar os participantes
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As portas da maior parte das salas que serão usadas para palestras e eventos estavam fechadas nesta segunda-feira
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Até um piano pôde ser visto nos corredores do BlackBerry Live 2013
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Em uma das poucas salas abertas, os organizadores terminavam de completar os detalhes da decoração
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A BlackBerry aposta na união das funcionalidades pessoais e corporativas para atrair mais clientes com seu novo sistema operacional
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Alicia Keys, diretora criativa global da empresa, é uma das grandes atrações do evento. Ela fará um show com a participação de outros artistas na noite de terça-feira
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A companhia canadense aposta no apelo de celebridades para conquistar os clientes que perdeu ao longo dos últimos anos, quando se firmou o domínio de Apple e Samsung no mundo dos smartphones
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Uma Mercedes-Benz de Fórmula-1 está exposta ao público presente na BlackBerry Live 2013, em Orlando, na Flórida. A marca canadense patrocina a escuderia e contou com Lewis Hamilton como garoto-propaganda de uma de suas novidades, o BBM Channels - espécie de Twitter da empresa para usuário do serviço de mensagens BlackBerry Messenger
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O carro de F-1 atraiu a atenção de muitos visitantes durante a conferência
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A BlackBerry patrocina a Mercedes-Benz e considera que nenhuma outra atividade combina melhor esporte e tecnologia que a Fórmula-1
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Também um Bentley equipado com o sistema operacional QNX, desenvolvido para a plataforma BlackBerry 10, foi apresentado em Orlando
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A videoconferência - realizada com alguns toques no painel animado do veículo - ocorreu ao vivo no keynote inaugural da BlackBerry Live 2013
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Além da videoconferência, o pacote de utilidades continha ainda informações sobre trânsito e clima, entre outros serviços, todos acessíveis a partir do painel
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As utilidades ainda não estão disponíveis para o público, mas devem chegar aos primeiros carros de luxo ainda este ano
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Uma Mercedes-Benz de Fórmula-1 está exposta ao público presente na BlackBerry Live 2013, em Orlando, na Flórida. A marca canadense patrocina a escuderia e contou com Lewis Hamilton como garoto-propaganda de uma de suas novidades, o BBM Channels - espécie de Twitter da empresa para usuário do serviço de mensagens BlackBerry Messenger
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O carro de F-1 atraiu a atenção de muitos visitantes durante a conferência
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A BlackBerry patrocina a Mercedes-Benz e considera que nenhuma outra atividade combina melhor esporte e tecnologia que a Fórmula-1
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Em um encontro com a imprensa após a apresentação, Hamilton comentou seu erro no Grande Prêmio da Malásia, quando entrou no box de sua antiga equipe, a McLaren, durante a primeira rodada de pit stops da corrida realizada em março: "foi constrangedor", afirmou o piloto
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Também um Bentley equipado com o sistema operacional QNX, desenvolvido para a plataforma BlackBerry 10, foi apresentado em Orlando
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O carro foi responsável pela "primeira videoconferência do mundo", nas palavras do CEO da BlackBerry, Thorsten Heins
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A videoconferência - realizada com alguns toques no painel animado do veículo - ocorreu ao vivo no keynote inaugural da BlackBerry Live 2013
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As utilidades ainda não estão disponíveis para o público, mas devem chegar aos primeiros carros de luxo ainda este ano
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Além da videoconferência, o pacote de utilidades continha ainda informações sobre trânsito e clima, entre outros serviços, todos acessíveis a partir do painel
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Em um encontro com a imprensa após a apresentação, Hamilton comentou seu erro no Grande Prêmio da Malásia, quando entrou no box de sua antiga equipe, a McLaren, durante a primeira rodada de pit stops da corrida realizada em março: "foi constrangedor", afirmou o piloto
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O carro foi responsável pela "primeira videoconferência do mundo", nas palavras do CEO da BlackBerry, Thorsten Heins
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Sem fazer comparações diretas com as principais concorrentes, Apple e Samsung, a BlackBerry revela que tem planos ambiciosos para o mercado brasileiro - planos que envolvem principalmente a conquista do consumidor, e não das empresas. Isso porque o mercado corporativo demonstra grande aceitação de seus aparelhos, mas o usuário ainda prefere comprar iPhones e dispositivos com Android. A BlackBerry, porém, acredita que tem produtos melhores que esses, segundo afirmou ao Terra o diretor-geral da companhia no Brasil, João Stricker.
Para entrar com mais força na disputa com as principais concorrentes, a empresa canadense lança ainda este ano mais dois smartphones no País na tentativa de voltar a obter espaço entre os usuários. O Q10 e o Q5, com teclado físico e conexão 4G LTE, devem brigar com aparelhos de última geração e celulares considerados "de entrada". A aposta, contudo, pode sofrer revés devido ao preço dos produtos.
Ambos os lançamentos não devem ser beneficiados pela lei que garante isenção de algumas taxas para smartphones por não atender aos requisitos do governo brasileiro. Assim como o Z10, que chegou às lojas no início de maio, os aparelhos são importados e ainda não contam com o número mínimo de aplicativos desenvolvidos no País necessário para baratear os custos para o consumidor. Apesar disso, a BlackBerry crê que tem mais a oferecer do que as demais fabricantes.
“Temos um produto melhor que a concorrência, na nossa opinião", declarou o gaúcho João Stricker do quarto de seu hotel em Orlando, nos Estados Unidos, onde recebeu jornalistas durante o BlackBerry Live 2013, realizado nesta semana. "Estamos nos aproximando daquilo que consideramos (o estado) ideal no mercado brasileiro - um mercado 'complicado', mas que tem muito potencial", afirmou o diretor-geral da BlackBerry no Brasil.
A preocupação da BlackBerry com a expansão no Brasil se justifica pelo prognóstico de que o país será, nos próximos anos, o quinto maior consumidor global de smartphones. Também demonstra sua confiança na força da marca entre as empresas, onde conta com 42% da fatia de mercado - porcentagem maior que as duas principais concorrentes somadas.
O Brasil é um dos principais alvos da empresa na América Latina, continente para onde tem sido dada bastante atenção com os lançamentos do sistema operacional BlackBerry 10, grande aposta da canadense para voltar a crescer. A BlackBerry acredita na boa recepção do País ao Q10 e Q5, seus mais novos aparelhos. Este último deve chegar ao País com um "preço agressivo", de acordo com Stricker.
“O Q5 é fundamental para a BlackBerry. Ele se encaixa muito bem no mercado brasileiro, e será lançado com certeza ainda este ano", adiantou o executivo.
O repórter viajou a convite da BlackBerry para Orlando
Fonte: Terra