1 de 12
O BlackBerry Q5, lançado no dia 14 de maio durante a maior conferência anual da empresa, é um smartphone menos potente que os outros dois da linha com o sistema operacional BlackBerry 10. Mesmo assim, conta com todas as funcionalidades da plataforma presentes nos demais aparelhos, como o Balance (na imagem), que permite ao usuário alternar entre o uso pessoal e corporativo do celular
Foto: Guilherme Justino
2 de 12
A tela inicial é bastante intuitiva e totalmente touch screen - não há sequer os botões virtuais comuns em dispositivos com o sistema Android, nem o botão Home dos iPhones. Para se usar o aparelho, é necessário aprender uma variedade de gestos
Foto: Guilherme Justino
3 de 12
É possível ver mensagens de outros aplicativos enquanto o usuário está ocupado em uma tela
Foto: Guilherme Justino
4 de 12
A câmera do Q5 é menos poderosa que a do Q10 - smartphone high-end com teclado físico da BlackBerry. Conta com 5 megapixels em vez de 8 megapixels
Foto: Guilherme Justino
5 de 12
O BlackBerry Hub gerencia todas as conversas do usuário - seja no e-mail, nas mensagens SMS, no BBM, no Twitter ou no Facebook
Foto: Guilherme Justino
6 de 12
O Q5 é um aparelho relativamente pequeno, pouco maior que o BlackBerry Bold
Foto: Guilherme Justino
7 de 12
A primeira "página" do celular mostra todos os aplicativos em funcionamento. Com o BB10, é possível realizar diversas tarefas ao mesmo tempo
Foto: Guilherme Justino
8 de 12
Ao se escrever, o aparelho sugere palavras que podem ser adicionadas à mensagem com apenas um toque na tela
Foto: Guilherme Justino
9 de 12
BlackBerry Q5 utilizará o teclado físico
Foto: Divulgação
10 de 12
Modelo é uma versão popular do tradicional Q10
Foto: Divulgação
11 de 12
Ainda não há informações sobre preço, nem quando o produto chegará ao Brasil
Foto: Divulgação
12 de 12
BlackBerry quer atingir ao público que está ingressando no mundo dos smartphones
Foto: Divulgação
A aposta da BlackBerry para atrair usuários nos países em desenvolvimento é um telefone pequeno, rápido, mas não muito leve nem fino. O Q5 - mais novo aparelho com o sistema operacional BlackBerry 10 - foi pensado para os mercados emergentes e, assim, tem especificações menores que seu "irmão", o Q10. E, à semelhança do dispositivo da mesma linha, traz de volta o teclado físico aos smartphones da empresa canadense.
BlackBerry Q5 volta-se a emergentes
Video Player
O Q5 conta com todas as funcionalidades da plataforma BB 10, como o Balance (que separa uso pessoal e corporativo do smartphone), a possibilidade de multitasking com o Peek (que permite ver mensagens diversas sem sair de um aplicativo), e a presença do Hub (que administra conversas do usuário em vários serviços).
Suas diferenças em relação ao Q10 incluem uma câmera menos potente (5 megapixels contra 8 megapixels), uma tela diferente (LED no lugar de AMOLED, porém do mesmo tamanho), o processador de 1.2 GHz em comparação com os 1.5 GHz do Q10, e a bateria, que não pode ser removida, mas conta com a mesma capacidade de 2100mAh. A memória máxima também é menor: 8 GB no aparelho, expansível até 32GB através de um cartão microSD; o Q10 tem 16GB de memória interna e aceita cartões microSD de até 64GB.
Uma das diferenças mais notáveis é o teclado: apesar de serem ambos físicos e QWERTY, com o mesmo tamanho, o formato no Q5 torna mais difícil escrever por não contar com as curvas que deixam o Q10 mais confortável e adaptável aos dedos do usuário.
1 de 26
A BlackBerry aproveitou esta segunda-feira para fazer os últimos ajustes em sua maior conferência do ano. O BlackBerry Live 2013, realizado em Orlando, na Flórida (EUA) entre os dias 14 e 16 de maio, promete apresentar as últimas novidades da empresa em sua busca por retomar o mercado perdido para Apple e Samsung
Foto: Guilherme Justino
2 de 26
Mapas estão instalados ao longo de duas das quatro torres do Orlando World Center Marriott para guiar os participantes
Foto: Guilherme Justino
3 de 26
As portas da maior parte das salas que serão usadas para palestras e eventos estavam fechadas nesta segunda-feira
Foto: Guilherme Justino
4 de 26
Até um piano pôde ser visto nos corredores do BlackBerry Live 2013
Foto: Guilherme Justino
5 de 26
Em uma das poucas salas abertas, os organizadores terminavam de completar os detalhes da decoração
Foto: Guilherme Justino
6 de 26
A BlackBerry aposta na união das funcionalidades pessoais e corporativas para atrair mais clientes com seu novo sistema operacional
Foto: Guilherme Justino
7 de 26
Alicia Keys, diretora criativa global da empresa, é uma das grandes atrações do evento. Ela fará um show com a participação de outros artistas na noite de terça-feira
Foto: Guilherme Justino
8 de 26
A companhia canadense aposta no apelo de celebridades para conquistar os clientes que perdeu ao longo dos últimos anos, quando se firmou o domínio de Apple e Samsung no mundo dos smartphones
Foto: Guilherme Justino
9 de 26
Uma Mercedes-Benz de Fórmula-1 está exposta ao público presente na BlackBerry Live 2013, em Orlando, na Flórida. A marca canadense patrocina a escuderia e contou com Lewis Hamilton como garoto-propaganda de uma de suas novidades, o BBM Channels - espécie de Twitter da empresa para usuário do serviço de mensagens BlackBerry Messenger
Foto: Guilherme Justino
10 de 26
O carro de F-1 atraiu a atenção de muitos visitantes durante a conferência
Foto: Guilherme Justino
11 de 26
A BlackBerry patrocina a Mercedes-Benz e considera que nenhuma outra atividade combina melhor esporte e tecnologia que a Fórmula-1
Foto: Guilherme Justino
12 de 26
Também um Bentley equipado com o sistema operacional QNX, desenvolvido para a plataforma BlackBerry 10, foi apresentado em Orlando
Foto: Guilherme Justino
13 de 26
A videoconferência - realizada com alguns toques no painel animado do veículo - ocorreu ao vivo no keynote inaugural da BlackBerry Live 2013
Foto: Guilherme Justino
14 de 26
Além da videoconferência, o pacote de utilidades continha ainda informações sobre trânsito e clima, entre outros serviços, todos acessíveis a partir do painel
Foto: Guilherme Justino
15 de 26
As utilidades ainda não estão disponíveis para o público, mas devem chegar aos primeiros carros de luxo ainda este ano
Foto: Guilherme Justino
16 de 26
Uma Mercedes-Benz de Fórmula-1 está exposta ao público presente na BlackBerry Live 2013, em Orlando, na Flórida. A marca canadense patrocina a escuderia e contou com Lewis Hamilton como garoto-propaganda de uma de suas novidades, o BBM Channels - espécie de Twitter da empresa para usuário do serviço de mensagens BlackBerry Messenger
Foto: Guilherme Justino
17 de 26
O carro de F-1 atraiu a atenção de muitos visitantes durante a conferência
Foto: Guilherme Justino
18 de 26
A BlackBerry patrocina a Mercedes-Benz e considera que nenhuma outra atividade combina melhor esporte e tecnologia que a Fórmula-1
Foto: Guilherme Justino
19 de 26
Em um encontro com a imprensa após a apresentação, Hamilton comentou seu erro no Grande Prêmio da Malásia, quando entrou no box de sua antiga equipe, a McLaren, durante a primeira rodada de pit stops da corrida realizada em março: "foi constrangedor", afirmou o piloto
Foto: Guilherme Justino
20 de 26
Também um Bentley equipado com o sistema operacional QNX, desenvolvido para a plataforma BlackBerry 10, foi apresentado em Orlando
Foto: Guilherme Justino
21 de 26
O carro foi responsável pela "primeira videoconferência do mundo", nas palavras do CEO da BlackBerry, Thorsten Heins
Foto: Guilherme Justino
22 de 26
A videoconferência - realizada com alguns toques no painel animado do veículo - ocorreu ao vivo no keynote inaugural da BlackBerry Live 2013
Foto: Guilherme Justino
23 de 26
As utilidades ainda não estão disponíveis para o público, mas devem chegar aos primeiros carros de luxo ainda este ano
Foto: Guilherme Justino
24 de 26
Além da videoconferência, o pacote de utilidades continha ainda informações sobre trânsito e clima, entre outros serviços, todos acessíveis a partir do painel
Foto: Guilherme Justino
25 de 26
Em um encontro com a imprensa após a apresentação, Hamilton comentou seu erro no Grande Prêmio da Malásia, quando entrou no box de sua antiga equipe, a McLaren, durante a primeira rodada de pit stops da corrida realizada em março: "foi constrangedor", afirmou o piloto
Foto: Guilherme Justino
26 de 26
O carro foi responsável pela "primeira videoconferência do mundo", nas palavras do CEO da BlackBerry, Thorsten Heins
Foto: Guilherme Justino
O repórter viajou a Orlando a convite da BlackBerry.
Fonte: Terra