Chang'e 6: cientistas aguardam amostras do lado oculto da Lua

Os cientistas da China estão se preparando para a chegada das amostras obtidas pela missão Chang'e 6, que vão ajudar a revelar mais sobre a formação da Lua

12 jun 2024 - 20h15
(atualizado às 22h36)

Em breve, a missão chinesa Chang'e 6 vai sair da órbita lunar e vai iniciar a viagem de volta à Terra. A expectativa é grande, afinal, a espaçonave vai trazer ao nosso planeta amostras obtidas do lado afastado da Lua, uma carga para lá de preciosa para os cientistas. 

Foto: CNSA/CLEP / Canaltech

As amostras devem chegar na Terra somente no dia 25 de junho. Enquanto isso, mais de 200 cientistas de universidades chinesas e institutos de pesquisa se uniram no Instituto de Geologia e Geofísica de Pequim, onde ocorreu o Seminário sobre o Histórico Geológico da Área de Pouso da Chang'e 6.

Publicidade

James Head, especialista em estudos da Lua na Universidade Brown, comentou que "o seminário foi criado para destacar a configuração geológica do local de coleta das amostras na bacia Apollo, e os tipos de problemas científicos que podem ser analisados por meio da análise das amostras".

Segundo ele, estes dois temas foram escolhidos para ajudar os cientistas na China a preparar propostas de estudos das amostras da Chang'e 6. O material não deve ficar restrito ao país: antes mesmo do lançamento da missão, a China se comprometeu a disponibilizar as amostras a pesquisadores de outras nações. 

Chang'e 6 no lado afastado da Lua; a foto foi feita pelo lander da missão (Imagem: Reprodução/CNSA/CLEP)
Foto: Canaltech

Entretanto, algumas etapas ainda precisam ser cumpridas até lá. A sonda pousou na Bacia do Polo Sul-Aitken em 1º de junho e coletou as amostras; em 3 de junho, o módulo de ascensão da sonda saiu da superfície lunar, e se combinou ao orbitador no dia 5. 

Desde então, as amostras estão orbitando nosso satélite natural enquanto esperam o momento de iniciar a jornada de volta para a Terra. Quando a cápsula de retorno chegar ao nosso planeta, ela deve pousar no dia 25 em uma zona pré-determinada no norte da Mongólia.

Publicidade

Fonte: Space.com

Trending no Canaltech:

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se