A "maior plataforma de turbina eólica flutuante de capacidade única do mundo", de acordo com uma publicação no LinkedIn do fabricante Mingyang Smart Energy, é a nova aposta da China para geração de energia.
A instalação, denominada OceanX, é uma turbina eólica gigante que pode suportar furacões e tufões e ainda aproveitar a potência dessas tempestades para gerar eletricidade.
Localizado na cidade de Guangzhou, no sul do país, o aparato é composto por dois rotores de turbina conectados a uma haste em forma de V — com capacidade de gerar 54 milhões de kWh por ano, o que equivale aproximadamente a abastecer 30.000 residências, segundo a Mingyang.
Ele é construído sobre uma plataforma flutuante de "concreto de altíssimo desempenho" destinada à captura de ventos offshore e tem pás com um diâmetro impressionante de 597 pés, segundo o site da Mingyang.
Devido ao seu design, a turbina pode suportar ventos de aproximadamente 260 km/h. A inovação também pode aproveitar tempestades "se transformando em vento" para gerar energia.
"A OceanX da Mingyang, a maior plataforma de turbina eólica flutuante de capacidade única do mundo, é lançada oficialmente em Guangzhou, China. Essa inovação está pronta para transformar o setor de energia renovável", escreveu a empresa.
Segundo reportagem da Futurism, além da China, outros países também estão desenvolvendo turbinas eólicas especialmente projetadas, como a enorme turbina eólica offshore Haliade-X da GE, na Holanda.