A TSMC está claramente alinhada com o governo dos EUA. Esta empresa taiwanesa, a maior fabricante de circuitos integrados do planeta, assumiu o compromisso com a Administração dos EUA de garantir a conformidade com os controles de exportação. A TSMC tem trabalhado em estreita colaboração com o Departamento de Comércio dos EUA desde que as sanções foram estendidas a praticamente toda a indústria chinesa de semicondutores em outubro de 2022.
Apesar da delicada situação atual, a TSMC continua a ter clientes na China. Até poucos dias atrás, ela continuou a fabricar chips para aplicações de inteligência artificial (IA) para alguns deles, embora seu compromisso com os EUA a tenha levado a dizer a eles que não fabricará mais chips para IA ou processadores para computação de alto desempenho para eles. O que ela continua a produzir para seus clientes chineses são semicondutores para veículos elétricos e smartphones. Até agora.
China suspeita que os EUA vão endurecer suas sanções para prejudicar suas indústrias
De acordo com o SCMP, as empresas chinesas suspeitam que os EUA estejam preparando um novo pacote de sanções que pode prejudicar seriamente suas indústrias de tecnologia e carros elétricos. A TSMC não produz mais chips de IA para muitos de seus clientes chineses fabricados em seus nós de 7 nm ou com litografia mais avançada e, nessas circunstâncias, as empresas chinesas temem que as proibições dos EUA acabem se estendendo a mais tipos de circuitos integrados.
Tanto que as ...
Matérias relacionadas
A ciência agora tem mais dados sobre a origem de um monte de água a 100 km de profundidade