Oferecimento
Byte

Chinesa Tencent diz que nova IA responde mais rápido do que modelo R1 da DeepSeek

O Hunyuan Turbo S é capaz de responder a demandas em 1 segundo

27 fev 2025 - 12h11
(atualizado às 14h03)
Sede da Tencent em Xangai, na China, em 22 de fevereiro de 2025
Sede da Tencent em Xangai, na China, em 22 de fevereiro de 2025
Foto: VCG/VCG via Getty Images

A gigante chinesa de tecnologia Tencent lançou nesta quinta-feira, 27, um novo modelo de inteligência artificial que, segundo a empresa, pode responder a consultas mais rapidamente do que o modelo R1 da DeepSeek, sinalizando que o sucesso doméstico e internacional da startup tem pressionado seus principais concorrentes na China.

O Hunyuan Turbo S é capaz de responder a demandas em 1 segundo, diferente "do DeepSeek R1, Hunyuan T1 e outros modelos mais lentos que precisam 'pensar um pouco antes de responder'", disse a Tencent em um comunicado.

Publicidade

Segundo a empresa, testes mostraram que os recursos do Turbo S em áreas como conhecimento, matemática e raciocínio se equiparam ao DeepSeek-V3, tecnologia que alimenta o chatbot de IA que superou o ChatGPT, da OpenAI, em número de downloads nas lojas de aplicativos. 

A DeepSeek não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

O sucesso dos modelos R1 e V3 da DeepSeek tem pressionado gigantes de tecnologia chinesas, como a Tencent, a aumentar esforços para lançar novas versões de modelos de IA que começaram a desenvolver após a chegada do ChatGPT ao mercado no final de 2022.

No mês passado, dias após do DeepSeek-R1 abalar a ordem o setor de tecnologia global e desencadear uma liquidação de ações de empresas de IA fora da China, a gigante do comércio eletrônico Alibaba lançou o modelo Qwen 2.5-Max, que, segundo a companhia, supera o DeepSeek-V3 em todos os aspectos.

Publicidade

A Tencent afirmou que os custos do novo Turbo S são muito mais baratos do que suas versões anteriores, destacando como a estratégia de código aberto e preço baixo da DeepSeek levou outras empresas chinesas líderes em IA a cobrar menos dos usuários.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações