O calendário astronômico de julho traz fenômenos fantásticos. Um dos grandes destaques do mês (e do ano) é a chuva de meteoros Delta Aquáridas.
Além disso, também será possível ver lançamentos de foguetes e o retorno dos astronautas da Starliner à Terra, que estavam "presos" no espaço.
Os horários referenciados são GMT-3 (horário de Brasília) e podem diferenciar com base em cada localidade em os eventos que serão observados.
Calendário
- 5 de julho: Afélio, que é um ponto da órbita a Terra está mais afastada do Sol do que qualquer outro momento do ano.
- 5 de julho: Lua Nova às 19h59.
- 9 de julho: Previsão do lançamento de Ariane 6, que deve decolar do Espaçoporto Europeu, na Guiana Francesa.
- 13 de julho: Lua Crescente às 19h49.
- 15 de julho: Conjunção de Marte e Urano na constelação de Touro.
- 21 de julho: A Lua Cheia às 07h29. Em julho, essa é a "Lua dos Cervos", já é que neste mês em que os chifres dos cervos machos caem e crescem novamente.
- 27 e julho: Lua Minguante às 23h54.
- 30 e 31 de julho: Auge da chuva de meteoros Alfa Capricornídeos.
- 31 de julho: Pico da chuva de meteoros Delta Aquáridas.
A chuva de meteoros é causada por pedaço de um meteoro, cuja identidade ainda não foi determinada por cientistas, e recebe seu nome por serem originários em algum ponto próximo da constelação de Aquário, especificamente de uma de suas estrelas mais brilhantes, a Delta Aquarii.
Sem data definida
Os astronautas da Starliner podem voltar para a Terra em julho, após uma série de problemas e três adiamentos. Além disso, a SpaceX pode lançar o maior foguete do mundo novamente, depois de uma decolagem sem problemas feita em junho. A Starship deve ser lançada ao menos mais cinco vezes esse ano.