Fortes chuvas e ventos deixaram seis mortos e mais de 60 feridos no estado da Renânia do Norte-Vestfália. Trens e bondes ainda não operam normalmente.
No segundo dia após o forte temporal que atingiu o estado alemão da Renânia do Norte-Vestfália (NRW) na noite desta segunda-feira (09/06), equipes ainda trabalham para reparar os danos deixados pela tempestade.
Algumas linhas de trem nos vales do Reno e do Ruhr permanecem bloqueadas nesta quarta-feira. E ainda não há estimativa do tempo necessário para que os serviços de transporte da região voltem ao funcionamento normal. Em algumas cidades, escolas também tiveram de cancelar as aulas.
Na capital de NRW, Düsseldorf – a cidade mais atingida –, não há previsão sobre quando os bondes voltarão a operar. De acordo com um porta-voz da Rheinbahn, a empresa responsável pelo transporte na região, os fios aéreos que conduzem as locomotivas devem ser ajustados nos próximos dias.
Segundo o governo de NRW, bombeiros e policiais do estado receberam mais de 17 mil chamados até a tarde de terça-feira. Seis pessoas morreram e 67 ficaram feridas com as fortes chuvas e vendavais no início da semana.
A seguradora Provinzial estima que os prejuízos causados pelo mau tempo podem chegar a 20 milhões de euros somente entre seus clientes.
Na noite de terça-feira, outro temporal, de menor intensidade, atingiu algumas regiões da Alemanha, como o sul da Baixa Saxônia e o norte do estado de Hessen. Na cidade de Kassel, em Hessen, pacientes tiveram de ser removidos de um hospital em função de alagamentos. Parte da cidade também ficou sem energia elétrica. Em Göttingen, na Baixa Saxônia, porões alagaram e árvores caíram sobre casas e carros.
Apesar dos prejuízos, até o início desta quarta-feira, não havia informações sobre feridos em decorrência da tempestade da última noite.
O mau tempo no país veio após o fim de semana de Pentecostes mais quente na Alemanha desde que se tem registro, segundo o serviço meteorológico alemão DWD. A temperatura mais alta, de 36,7°C, foi registrada nesta segunda-feira na cidade de Kitzigen, na Baviera. O recorde anterior – de 33,8°C em Nurembergue, no ano 2000 – foi superado em várias áreas do país durante o feriado.