Um drone revelou as condições em que vive a orca Lolita, mantida em cativeiro no Aquário Marítimo de Miami, na Flórida, há 44 anos. O animal de 3.175 quilos foi capturado na costa de Washington, Estados Unidos, em 1970, e tem vivido em um tanque de 10 metros de diâmetro, de acordo com o Daily Mail.
A filmagem foi feita por Paul James, um ativista que queria mostrar as condições de vida da orca no aquário americano. O tanque é três metros menor do que prevê a Lei de Bem Estar dos Animais americana, e de acordo com grupos de defesa dos animais, não protege a orca do sol.
O grupo Orca Network informou em sua página na internet que em 2011 um time constituído por ativistas do People for Ethical Treatment of Animals (PETA) e do Animal Legal Defense Fund (ADDF) começou a planejar ações ara ajudar Lolita a voltar ao seu habitat natural.
Até agora as ações desse time não foram bem sucedidas, mas os ativistas continuam lutando para que a orca seja transferida para as Ilhas San Juan.
Segundo organização The Orca Network, o tanque de Lolita é o menor e o mais antigo dos Estados Unidos e o Aquário Marítimo de de Miami não tem verba para estabeler uma medida alternativa.
Em agosto de 2014, o local foi multado em 7 mil dólares por autorizar funcionários a treinar com a orca sem proteção suficiente.