Duas novas espécies de aranha-pavão foram descobertas no sul de Queensland, Austrália. Os aracnídeos foram assim chamados por seus tons chamativos e movimentos na hora do acasalamento. As informações são do IFL Science.
Uma das aranhas descobertas possui coloração entre o azul, laranja e vermelho – sendo apelidada por “Sparklemuffin” (muffin cintilante, em tradução livre); já a outra é listrada preto-e-branco, sendo chamada de “Skeletorus” (derivado de Sceletus, em latim, ou esqueleto, em português).
As duas espécies são a mais recente adição ao grupo de aranhas-pavão. Ambas foram descobertas e apelidadas por Madeline Girard, da Universidade da Califórnia, em Berkeley, em conjunto com um amigo do Parque Nacional Wondul Range, em setembro de 2013.
Os adultos dessa espécie crescem, no máximo, até cerca de 5 milímetros. Quando um macho sente a presença de uma fêmea, começa um ritual de acasalamento que consiste em levantar as patas e mostrar o estômago em uma sequência que se assemelha a uma coreografia de dança. A fêmea estuda com cuidado as cores, vibrações e movimentos do macho para ter certeza de que o pretendente é saudável e pertencente à espécie correta.