1 de 5
Câmeras ocultas capturaram o nascimento do primeiro filhote de tigre no Zoológico de Londres em 17 anos. A fêmea de tigre-de-sumatra Melati deu à luz ao filhote no dia 22 de setembro, após seis minutos de trabalho de parto
Foto: BBC News Brasil
2 de 5
Os tigres-de-sumatra são uma das espécies mais raras de felinos do mundo e estão ameaçados de extinção. A gravidez, que durou cerca de 105 dias, foi mantida em segredo pelos tratadores do zoológico
Foto: BBC News Brasil
3 de 5
Os tratadores do zoológico ainda não sabem o sexo do filhote, que somente deverá ser mostrado ao público daqui a várias semanas
Foto: BBC News Brasil
4 de 5
"Estávamos nervosos com a gravidez, porque era o primeiro filhote de Melati e não sabíamos como ela reagiria", disse o tratador Paul Kybett
Foto: BBC News Brasil
5 de 5
O pai do novo filhote é o tigre Jae Jae, de cinco anos, que não está envolvido nos cuidados com o animal após o parto
Foto: BBC News Brasil
O filhote raro de tigre-de-sumatra cujo nascimento no mês passado foi captado por câmeras no zoológico de Londres morreu afogado, segundo a instituição. A fêmea Melati havia dado à luz no dia 22 de setembro, após seis minutos de trabalho de parto.
O filhote, que não chegou a ser batizado nem teve o sexo revelado, foi o primeiro tigre nascido no zoológico em 17 anos. Os tigres-de-sumatra são uma das espécies mais raras de felinos do mundo e estão ameaçados de extinção.
Novo recinto
No sábado, os tratadores do zoológico foram alertados para um problema ao não conseguirem ver o filhote nas imagens das câmeras instaladas no cercado dos tigres. O corpo do filhote foi encontrado depois na beira de uma piscina que fica dentro do recinto. Um exame posterior confirmou que o animal morreu afogado.
Câmeras flagram nascimento de tigre raro em zoo de Londres
Video Player
Os tratadores não sabem como o filhote chegou à piscina, porque o local não é coberto pelas câmeras. O filhote nasceu apenas seis meses após a abertura de um novo recinto para os tigres, criado com o objetivo de incentivar os animais a procriarem.
'Coração partido'
A morte do filhote deixou os funcionários do zoológico "com o coração partido", segundo o curador de mamíferos da instituição, Malcolm Fitzpatrick. Segundo ele, os tratadores não quiseram restringir o acesso de Melati às áreas comuns do cercado dos tigres, para evitar que uma mudança de rotina a levasse a abandonar ou atacar o filhote.
"Faríamos qualquer coisa para voltar o tempo. Ninguém poderia estar mais chateado com o que aconteceu do que os tratadores que trabalham com os tigres todos os dias", afirmou.
Em maio de 2011, um filhote de gorila nascido no mesmo zoológico, o primeiro em 20 anos, foi morto por um macho adulto após os tratadores permitirem que eles ficassem na mesma área.
PR: família trava batalha na Justiça para manter tigres em casa
1 de 11
Ary Borges dá leite na mamadeira para o tigre Dan, que pesa mais de 315 quilos e é tratado como animal doméstico na casa da família em Maringá (PR)
Foto: AP
2 de 11
Tom, outro tigre que vive com a família, recebe o mesmo tratamento
Foto: AP
3 de 11
Nesta imagem, a família se prepara para o café da manhã junto ao tigre Tom
Foto: AP
4 de 11
Além dos tigres, a família ainda tem dois leões, um macaco e um pequeno cachorro da raça chihuahua
Foto: AP
5 de 11
O cachorro da família, Little, já se acostumou com o colo de Tom
Foto: AP
6 de 11
Uma das filhas de Ary Borges contou que não tem temor em deixar a filha, de 2 anos, junto com tigres que pesam cerca de 315 quilos
Foto: AP
7 de 11
Os gastos com a manutenção dos animais são cobertos com a participação em filmes e comerciais
Foto: AP
8 de 11
A família agora está travando uma batalha judicial, já que o Ibama quer tirar a licença que eles têm para ficar com os animais
Foto: AP
9 de 11
O órgão ambiental afirma que os tigres, por serem animais selvagens, representam riscos aos humanos
Foto: AP
10 de 11
Ary Borges diz que nunca houve nenhum incidente envolvendo os tigres e que eles são muito dóceis
Foto: AP
11 de 11
Os tigres vivem junto com a família, tomam banho na piscina e se divertem no pátio
Foto: AP
BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.