Uma gata doméstica foi alvo de uma enorme confusão que acabou com um "passeio" pela mata de Belo Horizonte (MG) sem que seu tutor soubesse. "Massinha" foi capturada por bombeiros enquanto passeava por um condomínio, ao ter sido confundida por seus vizinhos com uma jaguatirica.
A gata foi recuperada horas depois, sem ferimentos, para o alívio de sua família.
A história foi compartilhada nas redes sociais originalmente pelo usuário @kakashisbabe na manhã de terça, 10.
MANO PQP chamaram o corpo de bombeiros no predio que eu morava pra tirarem um filhote de onça de lá
eles foram e capturaram o bicho…
ATÉ QUE UM MORADOR MANDOU MENSAGEM NO GRUPO FALANDO Q O GATO DELE TINHA SUMIDO
mandou foto do gato…
O GATO ERA O SUPOSTO FILHOTE DE ONÇA +
— blonded (@kakashisbabe) January 10, 2023
Mas, como foi que isso tudo aconteceu? Massinha é uma gata adulta da raça bengal, que pode chegar a custar R$ 7 mil. Ela tem pelagem similar à de um gato-do-mato ou, ainda, de uma jaguatirica. Ambos têm padrões de marrom claro com listras pretas.
Veja abaixo as características de cada espécie:
- Gato Bengal
É o cruzamento de um gato asiático selvagem com um gato doméstico e tem o tamanho de um gato comum, do nascimento até a velhice. A pelagem das patas e do rabo tem listras, enquanto a do tronco se assemelha aos pelos das onças, com manchas redondas. É dócil.
- Gato-do-mato
Quando filhote, tem o tamanho de um gato comum, mas adulto é um pouco maior que um gato doméstico. Sua pelagem tem manchas redondas por todo o corpo, diferente do gato Bengal. As listras ficam no rabo. É selvagem e arisco, mesmo quando filhotes. Seus olhos são tipicamente de felinos selvagens, com coloração escura em volta.
- Jaguatirica
A jaguatirica é maior que ambos os gatos acima descritos, com o tamanho já de um cachorro. É o terceiro maior felino brasileiro. O pelo tem manchas arredondadas no tronco e nas patas, como as onças-pintadas, mas o rabo, assim como nos gatos-do-mato, tem padrão listrado. São muitos selvagens e ariscos, fugindo ao menor sinal de humanos.