Pattycake, o primeiro gorila nascido em um zoológico de Nova York, morreu no domingo aos 40 anos, indicou a sociedade de conservação da vida silvestre desta instituição situada no Bronx. Pattycake estava sob cuidados médicos devido a sua idade avançada e estava sendo tratada por problemas cardíacos crônicos, segundo a mesma fonte.
"Pattycake era talvez o gorila mais conhecido do zoológico do Bronx e uma instituição na cidade de Nova York", disse o diretor do local, Jim Breheny, em um comunicado. "Milhares de crianças da cidade de Nova York cresceram com Pattycake no zoológico do Bronz. Pattycake era um animal muito especial e sentiremos falta dela profundamente", acrescentou.
Pattycake nasceu no zoológico do Central Park no dia 3 de setembro de 1972 de Kongo e Lulu e desde o início se converteu em uma espécie de mascote para todos os nova-iorquinos.
Em 1983, foi transferida de maneira definitiva ao zoológico do Bronz, em cujo hospital já havia passado alguns anos devido à fratura de um braço.
Pattycake teve dez filhotes, entre eles dois gêmeos nascidos em 1995, que vivem atualmente nos zoológicos americanos de Omaha, Louisville, Utah, Detroit, Boston e Buffalo.