O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu nesta terça-feira aos líderes mundiais para estabelecer um "novo rumo" ante os perigos do aquecimento global, ao abrir uma reunião de cúpula sobre o clima, com a participação de mais de 120 chefes de Estado e de Governo.
"A mudança climática é a questão crucial de nossa era. Está definindo nosso presente. Nossa resposta definirá nosso futuro", afirmou Ban no discurso de abertura da reunião em Nova York, onde são esperados anúncios de compromissos que facilitem a conclusão de um acordo na conferência internacional de 2015 em Paris.
"Peço a todos os governos a comprometer-se em um acordo universal e significativo sobre o clima em Paris em 2015, e a cumprir com sua parte justa para limitar o aumento da temperatura global a dois graus Celsius", afirmou o secretário-geral da ONU.
Durante a reunião, que acontece na véspera da abertura da Assembleia Geral da ONU, o presidente americano deve discursar, assim como vários presidentes latino-americanos.
Muitos cientistas afirma que, com os níveis de emissões de gases que provocam o efeito estufa, as temperaturas terão aumentado ao final do século XXI em mais de quatro graus na comparação com a era pré-industrial.
Caso um acordo seja assinado em Paris, este entraria em vigor apenas em 2020.
Ativistas consideram a reunião em Nova York um ponto de inflexão na luta contra o aquecimento global. No domingo, quase 600.000 pessoas saíram às ruas em várias cidades do mundo.
Em Nova York, a passeata reuniu 310.000 manifestantes.