Um dos juízes da competição - o comediante, impressionista e astrônomo amador, Jon Culshaw - descreveu essa imagem como "um momento maravilhoso registrado na hora certa". A foto foi tirada por Lefteris Velissaratos e é da Nebulosa do Coração quando o Cometa Jacques passava.
Foto: Divulgação
A premiação de "Melhor Fotógrafo de Astronomia do Ano" divulgou seus vencedores. As fotos vão de fenômenos cintilantes no céu noturno até paisagens estreladas a anos-luz de distância.
Os vencedores foram selecionados entre milhares de candidatos amadores e profissionais do mundo inteiro em 11 categorias.
As fotos podem ser vistas no Observatório Real de Greenwich, em Londres, até junho de 2016.
A vencedora da categoria juvenil "Young Astronomy" foi tirada por George Martin, de apenas 15 anos, e mostra o cometa Lovejoy.
Foto: Divulgação
Essa imagem, tirada por Sebastian Voltmer, ganhou um prêmio especial para fotos de escopos robóticos. Mostra o encontro bem próximo entre o Cometa Siding Spring e Marte. Escopos robóticos são equipamentos sofisticados - muitas vezes, funcionam como poderosos telescópios no céu noturno de observatórios.
Foto: Divulgação
A vencedora geral foi essa foto de Luc Jamet, que registrou o eclipse solar de 20 de março deste ano visto de Svalbard, na Noruega.
Foto: Divulgação
Essa foi a vencedora da categoria "Our Moon" e foi tirada por András Papp, da Hungria.
Foto: Divulgação
Os vencedores foram selecionados entre milhares de candidatos amadores e profissionais do mundo inteiro em 11 categorias.
Foto: Divulgação
Tommy Eliassen foi muito elogiada na categoria People and Space. Foi feita em Hemnesberget, Nordland, na Noruega.
Foto: Divulgação
Essa imagem ganhou a categoria Galaxies. Mostra a M33 - uma das galáxias vizinhas - e foi tirada por Michael van Doorn.
Foto: Divulgação
O prêmio "Sir Patrick Moore" para o melhor estreante é para fotógrafos que só estão há um ano tirando fotos do cosmos. David Tolliday foi o vencedor desse ano com uma imagem do Orion DT.
Foto: Divulgação
A competição recebe muitas fotos de aurora e, por conta disso, há uma categoria só para elas. Jamen Percy foi a vencedora com essa foto feita no Abisko National Park, em Lapland, na Suécia.
Foto: Divulgação
A premiação de "Melhor Fotógrafo de Astronomia do Ano divulgou seus vencedores. As fotos vão de fenômenos cintilantes no céu noturno até paisagens estreladas a anos-luz de distância.
Foto: Divulgação
As fotos vencedoras do Insight Astronomy Photographer of the Year podem ser vistas no Royal Observatory Greenwich em Londres até junho de 2016. Todas as imagens são cortesia do Astronomy Photographer of the Year/ National Maritime Museum (Essa foto é intitulada Sunset Peak Star Trail e foi tirada por Chap Him Wong, que venceu a categoria People and Space).
Foto: Divulgação
Indo muito além do nosso Sistema Solar, essa foto é de um aglomerado globular de milhões de estrelas antigas, todas juntas como uma nuvem de abelhas. A foto é intitulada The Magnificent Omega Centauri e foi tirada por Ignacio Diaz.
Foto: Divulgação
Essa foto, tirada por David Wrangborg, foi a segunda colocada na categoria Our Sun e também é do eclipse solar de março deste ano, mas mostra o segundo 'anel de diamante, no fim do eclipse.
Foto: Divulgação
Baleia se lança sobre caiaque em baía da Califórnia
Video Player
BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.