Airbus, Voyager Space e ESA fecham acordo para desenvolver estação Starlab

A Agência Espacial Europeia, Voyager Space e Airbus fecharam um acordo para apoiar a criação da estação espacial Starlab, que deve começar a operar nesta década

14 nov 2023 - 19h52
(atualizado em 15/11/2023 às 11h55)

A futura estação espacial Starlab está mais próxima de se tornar realidade. Representantes da Agência Espacial Europeia (ESA), Airbus e da Voyager Space assinaram um Memorando de Entendimento do futuro complexo orbital, que apoia seu foco no desenvolvimento de ciência e tecnologia.

Foto: Voyager Space / Canaltech

No início, a ideia é que as empresas e a ESA avaliem como a Starlab pode ser usada para fornecer acesso contínuo dos europeus ao espaço depois do fim da Estação Espacial Internacional, na próxima década.

Publicidade

A busca pela manutenção do acesso ao espaço por meio da nova estação começou em agosto, quando a Voyager anunciou uma parceria com a Airbus para desenvolver a Starlab. A colaboração tem benefícios tanto para o desenvolvimento técnico do complexo quanto para os aspectos comerciais da empreitada.

A Estação Espacial Internacional deve ser desorbitada em 2031, e as agências espaciais vão se voltar para estações comerciais (Imagem: Reprodução/Oleg Novitskiy/Roscosmos)
Foto: Canaltech

Quando iniciar as operações, a Starlab pode receber pesquisas parecidas com aquelas executadas na Estação Espacial Internacional (ISS), como investigações dos efeitos da microgravidade em seres vivos.

A nova estação foi proposta enquanto a ISS se aproxima do seu fim: o laboratório orbital já soma mais de duas décadas de operações, e deve encerrar suas atividades em 2030. Quando isso acontecer, a NASA, ESA e outras agências espaciais vão se voltar para estações comerciais.

Fonte: ESA

Publicidade

Trending no Canaltech:

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações