Astronautas abandonaram a parte norte-americana da Estação Espacial Internacional, nesta quarta-feira, e buscaram abrigo no lado russo após um sinal ter provocado preocupação sobre um possível vazamento de amônia, apesar de análises iniciais terem sugerido que foi um alarme falso, disse a Nasa.
O comandante da estação, Butch Wilmore, e o engenheiro de voo Terry Virts, ambos da Nasa, além da engenheira de voo da Agência Especial Europeia Samantha Cristoforetti, abondonaram a parte dos EUA no posto orbital após um alarme soar por volta de 4h da manhã (7h no horário de Brasília).
O trio se juntou então aos três colegas de tripulação russos na parte da Rússia na estação, que é compartilhada por 15 nações, sob supervisão dos Estados Unidos e da Rússia.
A medida de precaução foi tomada ao mesmo tempo que as equipes no solo detectaram um aumento de pressão na linha de água em um dos dois circuitos de arrefecimento da estação, o que representa uma possível indicação de vazamento de amônia na linha.
A tripulação da estação, um laboratório de pesquisa de 100 bilhões de dólares que orbita a 418 quilômetros de distância da Terra, não correu qualquer risco, de acordo com a Nasa.
Mais tarde, o analista da Nasa Rob Navias disse que não há dados que comprovem o vazamento.
Publicidade
"Está ficando mais provável que seja uma indicação falsa, o que é uma grande notícia", disse Jim Kelly, astronauta da Missão de Controle, em Houston, à tripulação.
"Ótima notícia", respondeu Wilmore.
Kelly disse à tripulação que a equipe em Houston está avaliando a situação para determinar se os três podem retornar ao lado norte-americano ainda nesta quarta.
Há comida e equipamento de purificação do ar suficientes para os seis tripulantes viverem do lado russo da estação por cerca de oito dias, possivelmente mais, segundo Navias.
1 de 16
"Um selfie no espaço. Notem que a Terra está refletida em meu visor", disse Rick Mastracchio
Foto: Twitter
2 de 16
Esta astronauta brinca em sua conta de Twitter que as crianças adorariam fazer isso
Foto: Twitter
3 de 16
A foto foi divulgada pela ISS (Estação Internacional da Nasa) no Instagram, em 24 de abril; o austronauta posa para um selfie durante missão espacial
Foto: Instagram/ISS
4 de 16
A astronauta Karen L. Nyberg compartilha, em seu perfil no Twitter, várias fotos suas no espaço; nesta imagem, ela comenta: "voltando pra casa"
Foto: Twitter
5 de 16
Fotos curiosas e engraçadas de selfies são nova "moda" entre astronautas
Foto: Twitter
6 de 16
"Diga X!", brincou a astronauta Karen L. Nyberg na foto feita dentro da estação espacial internacional da Nasa
Foto: Twitter
7 de 16
A conta de Instagram da ISS compartilhou o selfie deste astronauta feliz por voltar ao espaço após alguns dias na Terra
Foto: Instagram/ISS
8 de 16
Esta imagem é do comandante da estação, o astronauta Oleg Kotov
Foto: Twitter
9 de 16
"Selfie" no espaço é nova moda entre astronautas
Foto: Twitter
10 de 16
"Check-out na Sokul hoje, em preparação para retornar à Terra na próxima segunda-feira. Não posso acreditar que está quase na hora!", contou o astronauta Mike Hopkins
Foto: Twitter
11 de 16
Mike Hopkings compartilha várias fotos suas nas cabines da estação espacial e fora dela
Foto: Twitter
12 de 16
"Koichi e eu com Cygnus", disse o astronauta durante uma das missões
Foto: Twitter
13 de 16
"Feliz Ano Novo da Expedição 38. Lindo dia na estação!", disse o astronauta em um "selfie" especial de reveillon
Foto: Twitter
14 de 16
"O traje espacial faz com que seja muito difícil conseguir um bom selfie. Eu tentei vários hoje", brincou o astronauta Rick Mastracchio
Foto: Twitter
15 de 16
Astronautas da Nasa compartilham fotos de si mesmos no espaço mostrando a Terra - e seus rostos - de uma perspectiva super curiosa
Foto: Twitter
16 de 16
"Selfie" no espaço é nova moda entre astronautas
Foto: Twitter
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.