A nave russa Soyuz aterrissou no Cazaquistão na manhã desta quinta-feira (14) e trouxe à Terra três dos seis astronautas que moravam na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).
O italiano Paolo Nespoli, o norte-americano Randy Bresnik e o russo Sergey Ryazansky pousaram em segurança às 6h38 (hora de Brasília) e puseram fim às suas missões após 139 dias no Espaço.
Na ISS, o astronauta italiano - que estava em sua terceira viagem espacial - liderou a missão "Vida", que realizou 13 experimentos sob a coordenação da Agência Espacial Italiana (ASI) e a Agência Espacial Europeia (ESA).
A maior parte delas envolvia o recolhimento de dados e informações para "preparar o terreno" para futuros voos tripulados por humanos até a Lua e o planeta Marte sem riscos para a saúde dos astronautas.
Nespoli, que tem 60 anos, ainda tornou-se o europeu mais velho a ir para uma missão espacial.
No dia 17 de dezembro, o astronauta Scott Tingle, da Nasa, o russo Anton Shkaplerov, da Roscosmos, e Norishege Kanai, da Agência de Exploração Espacial do Japão, partirão do cosmódromo de Baikonur, também no Cazaquistão, para se juntarem aos atuais tripulantes da estação espacial.