Um avião que pode viajar para qualquer lugar do mundo em apenas quatro horas e conduzir naves espaciais para fora da atmosfera sem precisar do uso de foguetes, está ainda mais perto de ser construído após a aprovação da Agência Espacial Europeia (ESA).
Segundo o jornal The Independent, a ESA forneceu uma auditoria independente para a tecnologia Sabre desenvolvida pela compania britânica Reaction Engines, que funciona como um motor a jato na atmosfera e um foguete no espaço e promete tranformar as viagens aéreas.
Como o motor utiliza o ar atmosférico, ao invés de transportar oxigênio em tanques como faz um foguete, ele poderia usar muito menos combustível e permitir que a aeronave viajasse mais rápido. A Reaction Engines espera implementar o motor ao avião Skylon, que pretende fabricar em breve. Ele seria capaz de levar os passageiros para qualquer lugar do mundo em apenas quatro horas e conduzir naves espaciais para fora da atmosfera, eliminando a necessidade de foguetes caros e ineficientes.
A empresa não revelou como o motor funciona, mas disse que a tecnologia envolve tubos muito pequenos bem-embalados. Acredita-se que esta seja a única tecnologia da espécie em desenvolvimento.
A companhia espera arrecadar cerca de 250 milhões de libras para financiar o desenvolvimento de uma pequena versão do motor, em três anos. A versão completa deverá estar esteja disponível dentro de 10 anos.