O cargueiro espacial russo Progress MS-05 decolou nesta quarta-feira rumo à Estação Espacial Internacional (ISS), que leva cerca de 2,5 toneladas de suprimentos e equipamentos vitais para o funcionamento da plataforma orbital tripulada.
O lançamento foi realizado a partir da base de Baikonur (Cazaquistão) com ajuda de um foguete Soyuz-U, informou o Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia.
Segundo o plano de voo, a nave de carga não tripulada se acoplará à ISS na próxima sexta-feira.
A anterior nave da série Progress se chocou no 1º de dezembro do ano passado, pouco após seu lançamento, acidente que aconteceu supostamente por conta de uma falha no bloco de propulsão da terceira etapa do foguete portador.
A MS-05, além de combustível, oxigênio, alimentos, água e equipamento científico, para a ISS um traje espacial de mergulhador Orlan-MKS, para os tripulantes russos da plataforma.
Atualmente, o engenho orbital conta com seis tripulantes: os russos Oleg Novitskiy, Sergei Ryzhikov e Andrei Borisenko, os americanos Shane Kimbrough e Peggy Whitson, e o francês Thomas Pesquet.
Todos os anos, a Rússia envia entre três e quatros cargueiros com suprimentos para a Estação Espacial Internacional, um projeto ondeparticipam 16 países e que tem um custo estimado em US$ 100 bilhões.