Descobertos os primeiros "tijolos" que deram origem ao planeta Terra. Segundo publicação da revista Nature, um estudo liderado pelo geoquímico Matthew Jackson descobriu blocos de pedras que estavam presos no manto terrestre e que remontam à época da formação do sistema solar.
As pedras foram encontradas nas Ilhas Samoa, na Polinésia, local de constante pesquisa para descobrir a origem da Terra. De acordo com o estudo, esses primeiros tijolos são fósseis do novíssimo sistema solar e nasceram da agregação de pó da nebulosa onde se originou o Sol.
Em um tipo de espiral espacial, esses blocos rochosos foram encontrados e assentados para dar forma ao nosso planeta e aos outros planetas rochosos da nossa família planetária. Na lava de alguns vulcões, é possível individualizar as formas desses tijolos, que agora estão sepultados na profundidade do manto terrestre.
Por isso, a região das Ilhas Samoa é tão importante, pois a maior parte dos vulcões está no local de encontro de duas placas tectônicas enquanto em Samoa eles estão dentro da placas. Ali, eles constituem uma zona de flexão da crosta terrestre e a sua formação é ligada à presença do manto da Terra por correntes ascendentes quentes (plumas mânticas). Por elas, o magma atinge grandes profundidades.
Para revelar a composição química das plumas mânticas, que alimentam os vulcões de Samoa, os pesquisadores precisaram fazer "uma viagem ao centro da Terra" através da análise das concentrações e proporções dos isótopos (átomos de um mesmo elemento químico com o mesmo número atômico, mas com pesos diferentes) de chumbo e hélio contidos na lava.
Com estas informações, foi possível traçar as "assinaturas" do material que deu origem ao nosso planeta. Segundo Jackson, a maior parte da pluma de Samoa é composta por esse material.