A Blue Origin, empresa de exploração criada por Jeff Bezos, viveu momentos de susto na última segunda-feira, 12, durante uma missão de lançamento. Um de seus foguetes explodiu logo após a decolagem, enquanto levava materiais de pesquisas científicas. A missão não contava com tripulantes e ninguém se feriu com os destroços.
O voo foi feito pelo New Shepard, principal foguete da empresa, que já realizou missões tripuladas outras seis vezes — é o mesmo modelo em que o fundador da Amazon embarcou para uma viagem suborbital. Cerca de um minuto após o lançamento, a nave aparece em chamas e, em seguida, a cápsula de segurança é ejetada.
A Blue Origin ainda não informou qual foi o problema detectado no foguete, que teria causado a explosão. Especialistas da empresa, que comentavam a transmissão do voo, afirmaram desconhecer o problema, mas destacaram que o procedimento de segurança funcionou de forma correta.
"Parece que experimentamos uma anomalia no voo de hoje", disse o comentarista. "Isso não foi planejado e ainda não temos detalhes, mas nossa cápsula conseguiu escapar com sucesso. Vamos acompanhar seu progresso até o pouso."