A agência espacial americana informou nesta terça-feira que fará um grande anúncio às 16h locais (17h de Brasília) relacionado à retomada de voos espaciais tripulados nos Estados Unidos.
A Nasa, que tem sido incapaz de enviar pessoas ao espaço desde a aposentadoria de seus ônibus espaciais, em 2011, disse que o anúncio será feito em uma coletiva de imprensa no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, e será transmitida ao vivo pela emissora de televisão da Nasa e por seu site.
"Estamos retornando os voos espaciais tripulados para os Estados Unidos. Saiba quem vai levar as tripulações à ISS (Estação Espacial Internacional)", disse a Nasa pelo Twitter.
Um porta-voz da agência não quis fornecer mais detalhes até o anúncio, que está programado para coincidir com o fechamento dos mercados norte-americanos.
A agência gastou centenas de milhares de dólares para ajudar empresas privadas, como SpaceX, Boeing e Sierra Nevada, a desenvolver seus próprios veículos de transporte de tripulação para que os americanos possam lançar voos à ISS em 2017.
Nesse período, os astronautas do mundo precisaram contar com as naves Soyuz russas para o transporte ao posto avançado em órbita, a um custo de US$ 70 milhões por assento.
The Wall Street Journal citou fontes do setor não identificadas que teriam afirmado que a Boeing era considerada uma das favoritas nas propostas da Nasa.