A água que vazou no capacete de um astronauta depois de uma caminhada espacial na quarta-feira não representa uma ameaça, o que permitirá que eles continuem a preparação da plataforma da Estação Espacial Internacional para o acoplamento de novas espaçonaves, afirmou a Nasa nesta sexta-feira.
O engenheiro de voo Terry Virts voltou à câmara da EEI na quarta-feira depois de uma caminhada espacial bem-sucedida quando ele notou uma pequena quantidade de água em seu capacete.
Outro astronauta quase se afogou durante uma caminhada espacial em julho de 2013 devido a um vazamento no capacete. Essa caminhada foi apressadamente abortada e a Nasa suspendeu os passeios espaciais enquanto os engenheiros tentavam descobrir a causa.
Virts, que estava fazendo sua segunda caminhada espacial em uma semana, nunca esteve em perigo, segundo a Nasa. Os engenheiros acreditam que cerca de 15 mililitros de água condensada infiltraram no capacete de Virts quando a câmara foi repressurizada.
"Isso não acontece sempre. Muitas vezes, depende de quão frio está o traje espacial do tripulante", disse Alex Kaneloakos, oficial-líder da caminhada espacial, durante uma entrevista à Nasa TV nesta sexta-feira.
Virts e seu colega de caminhada espacial Barry "Butch" Wilmore, o comandante da estação, tem uma saída programada para domingo para preparar vagas de estacionamento para táxis espaciais comerciais em desenvolvimento pela Boeing e a SpaceX.
Os astronautas planejam instalar um sistema de comunicação que os veículos que visitam a EEI irão utilizar para navegar até a estação.