Nave de empresa dos EUA pousa com sucesso na Lua e capta imagens

Missão Blue Ghost da Firefly Aerospace realizou seu primeiro pouso lunar; iniciativa é parte de uma parceria da Nasa com a indústria privada

2 mar 2025 - 09h56
(atualizado às 10h28)
Módulo lunar Blue Ghost da Firefly Aerospace pousou em segurança na superfície lunar
Módulo lunar Blue Ghost da Firefly Aerospace pousou em segurança na superfície lunar
Foto: DW / Deutsche Welle

Uma empresa aeroespacial americana conseguiu seu primeiro pouso lunar não tripulado neste domingo, 2. O módulo lunar Blue Ghost da Firefly Aerospace pousou perto de uma antiga abertura vulcânica no Mare Crisium, uma grande bacia situada no nordeste do lado da Lua voltado para a Terra.

Após o pouso, o Controle da Missão, relatou que o módulo estava estável. A missão ocorre como parte de uma parceria da agência espacial americana Nasa com a indústria para cortar custos e apoiar o programa Artemis, que visa retomar o transporte de astronautas à lua.

Publicidade

A Blue Ghost foi lançada em meados de janeiro, levando 10 experimentos da Nasa para a superfície lunar. A agência espacial pagou 101 milhões de dólares (R$ 594 milhões) pela entrega e mais 44 milhões pelo desenvolvimento científico.

"Nossa equipe ousada e imparável provou que estamos bem equipados para fornecer acesso confiável e acessível à Lua, e não vamos parar por aí. Com missões lunares anuais, a Firefly está abrindo caminho para uma presença lunar duradoura que ajudará a desbloquear o acesso ao resto do sistema solar para nosso país, nossos parceiros e o mundo", afirmou o CEO da Firefly Aerospace, Jason Kim.

Registros de imagens impressionantes

O módulo lunar de quatro "pernas", que tem aproximadamente o tamanho de um carro compacto, transporta um aspirador capaz de sugar a poeira lunar e coletá-la para análise. Há também uma broca a bordo que pode medir a temperatura em profundidades de até 3 metros abaixo da superfície.

As experiências devem durar cerca de duas semanas, antes que o dia lunar termine e o módulo se desligue.

Publicidade

A Blue Ghost capturou imagens impressionantes da Terra e da Lua ao longo de sua jornada e deverá registrar imagens de alta definição de um eclipse total em 14 de março, quando a Terra bloqueará o Sol no horizonte da Lua.

Em seguida, a nave registrará um pôr do sol lunar em 16 de março, em um tentativa de obter informações sobre como a poeira da Lua levita acima da superfície sob a influência solar.

Quem mais pousou na Lua?

A Firefly Aerospace se tornou a segunda empresa privada a conseguir um pouso suave na Lua, seguindo o sucesso do módulo de pouso Odysseus da Intuitive Machines no ano passado.

O pouso anterior, no entanto, foi menos suave; quebrando uma das "pernas" do módulo e o deixando tombando. A empresa sediada em Houston enviará outro módulo de pouso para da Lua, com previsão de pouso para esta quinta-feira.

Publicidade

Até hoje, cinco países conseguiram realizar pousos na Lua: a União Soviética, os EUA, a China, a Índia e o Japão. (Com informações da AFP, Reuters, AP)

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se