Nave russa se desintegra ao reentrar na atmosfera terrestre

Entrada ocorreu na madrugada desta sexta-feira, sobre o oceano pacífico

8 mai 2015 - 03h45
(atualizado às 06h49)
Cargueiro russo perdeu a rota e acabou caindo na Terra
Cargueiro russo perdeu a rota e acabou caindo na Terra
Foto: Twitter

A aeronave espacial não tripulada Progress M-27M, da Rússia, cujos operadores perderam o controle após seu lançamento rumo à Estação Espacial Internacional (ISS) há uma semana, se desintegrou na madrugada desta sexta-feira ao reentrar na atmosfera terrestre.

"Segundo os dados do sistema nacional de controle do espaço, a nave entrou nas camadas densas da atmosfera e se desintegrou", informou a agência espacial russa, Roscosmos.

Publicidade

Siga o Terra Notícias no Twitter

A Progress "deixou de existir às 5h04 do horário de Moscou (23h04 de Brasília da quinta-feira) após entrar nas camadas densas da atmosfera na parte central do Oceano Pacífico", reportou a agência em comunicado.

A nave tinha sido lançada no dia 28 de abril a partir da base de Baikonur, no Cazaquistão, rumo à ISS, mas o Centro de Controle de Voos Espaciais da Rússia perdeu o controle depois que a Progress entrou na órbita errada e deixou de enviar para a Terra. Todas as tentativas para retomar o controle da aeronave espacial, que transportava cerca de 2,5 toneladas de provisões (combustível, oxigênio, alimentos, equipamentos científicos) para a ISS, não tiveram sucesso.

As naves Progress, utilizadas há 35 anos, são um dos grandes orgulhos da indústria aeroespacial russa, com um histórico praticamente imaculado: até agora só tinham sofrido um acidente, em agosto de 2011, provocado por uma falha do foguete portador.

Publicidade
Sem controle, nave russa que cairá na Terra gira rapidamente
Video Player
  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações