Protótipo da SpaceX Starship falha no espaço após lançamento no Texas

O sistema decolou das instalações de lançamento da empresa em Boca Chica, Texas

16 jan 2025 - 20h58
(atualizado em 17/1/2025 às 07h42)
Foguete Starship da SpaceX após lançamento, em South Padre Island, próximo de Brownsville, Texas, Estados Unidos. (16/1/2025)
Foguete Starship da SpaceX após lançamento, em South Padre Island, próximo de Brownsville, Texas, Estados Unidos. (16/1/2025)
Foto: REUTERS/Gabriel V. Cardenas

Um protótipo de nave espacial da SpaceX falhou no espaço nesta quinta-feira, 16, minutos depois de ser lançado de suas instalações de foguetes no Texas, interrompendo uma missão de teste que deveria incluir uma tentativa de lançamento de satélites.

O sistema Starship da SpaceX, uma versão altamente atualizada com cerca de 37 andares de altura, decolou das instalações de lançamento da empresa em Boca Chica, Texas, às 17h38 (horário local), na sétima missão de teste da empresa e no primeiro teste desse tipo este ano.

Publicidade

O estágio superior da Starship, 2 metros mais alto do que as versões anteriores, separou-se de seu propulsor Super Heavy com quase quatro minutos de voo, conforme planejado. Mas minutos depois, o gerente de comunicações da SpaceX, Dan Huot, informou em uma transmissão ao vivo que as equipes da missão haviam perdido contato com a nave.

"Perdemos todas as comunicações com a nave -- o que essencialmente nos diz que tivemos uma anomalia com o estágio superior", disse Huot, confirmando minutos depois que a nave estava perdida.

Enquanto isso, o imponente propulsor Super Heavy retornou à plataforma de lançamento cerca de sete minutos após a decolagem, conforme planejado, desacelerando sua descida do espaço ao religar seus motores Raptor enquanto se enganchava em braços mecânicos gigantes fixados a uma torre de lançamento.

O sucesso do pouso foi o segundo da SpaceX em três tentativas.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações