Rússia perde contato com lagartixas enviadas ao espaço

Satélite Foton-M4 transportava quatro fêmeas e um macho, que faziam parte de um experimento científico e biológico

25 jul 2014 - 17h54
<p>Segundo a agência espacial russa, animais podem morrer em menos de três meses se o contato não for reestabelecido</p>
Segundo a agência espacial russa, animais podem morrer em menos de três meses se o contato não for reestabelecido
Foto: Jacques Demarthon / AFP

A Rússia perdeu o contato com um satélite lançado ao espaço ainda neste mês, com cinco lagartixas usadas para pesquisas científicas. A ideia era estudar o comportamento sexual do animal em ambientes onde a gravidade é zero. As informações são do Buzzfeed.

Publicidade

Segundo a publicação, o satélite Foton-M4 transportava quatro fêmeas e um macho, além de cogumelos e drosófilas (espécie de pequenas moscas) que também faziam parte de outros experimentos biológicos. 

Lançado no último sábado (19), em uma base de Baikonur, no Cazaquistão, o satélite já não possui comunicação com a Terra. Logo, a agência espacial russa TsSKB-Progress teme que as lagartixas fiquem à deriva. 

Se a comunicação não for reestabelecida, o satélite pode cair da órbita em alguns meses. Além disso, as lagartixas morreriam de fome em menos de três meses. A pesquisa não tinha gerado resultados ainda, o que pode representar um prejuízo para os envolvidos no projeto.

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações